Motoristas da Uber estão enganando sistema para fazer passageiros pagarem mais

Escrito por Fellipe Santos 13/06/2019 às 21:31

Foto: Divulgação

A fraude está acontecendo em diversos países, inclusive no Brasil, mas não são todos que estão fazendo isso.

Parece que o tópico dos motoristas do Uber e outros aplicativos, manipulando o sistema para obter mais dinheiro é uma notícia antiga, mas um novo relatório e a confirmação do próprio motorista provam que isso é muito verdadeiro. Foi relatado que motoristas que ficam perto de aeroportos combinam de desligar o aplicativo ao mesmo tempo, fazendo com que o sistema pense que não há motoristas suficientes, aumentando o preço por viagem para atrair os motoristas a pegar a estrada.

Uma vez que o motorista percebe o aumento de preço para um número com o qual está feliz, ele volta a ligar seus aplicativos e lucra com a taxa de sobretaxa. “Estamos ligado quando os aviões pousam. Então, cinco minutos antes, desligamos todos os nossos aplicativos ao mesmo tempo. Todos nós desligamos nossos aplicativos. Eles aumentam, US $ 10, US $ 12, às vezes US $ 19… então ligamos nosso aplicativo e todos fazem viagem com o valor da sobretaxa “, disse um motorista ao WJLA, nos Estados Unidos.

Um número de motoristas admitiu que a mudança foi feita porque a Uber não lhes paga salários justos. “O Uber não nos paga o suficiente, o que a empresa está fazendo é defraudar todas essas pessoas levando de 35% a 40%” , detalhou um motorista, enquanto outro acrescentou : “Eles estão aceitando todo esse dinheiro porque não há sistema de prestação de contas”.

O Uber divulgou em comunicado sobre o assunto que avisa os motoristas que eles podem ser removidos do aplicativo se forem pegos. “Nós tomamos medidas para lidar com o comportamento fraudulento … participar desse comportamento pode resultar em remoção.”

Recomendados para você