Mulher é presa em flagrante após chamar negra de “Macaca mal educada” em shopping no Rio de Janeiro

Ao ser conduzida à cabine da PM, a acusada ainda atacou o segurança: ‘Tá com raiva porque tu é negro?’ Esta não é a primeira vez que ela é flagrada dizendo comentários racistas.

Na noite de quinta-feira, uma mulher foi presa em flagrante em frente ao Norte Shopping, no Cachambi, na Zona Norte do Rio, por racismo. A mulher chamada Luciene Braga, de 33 anos, chamou uma jovem negra de “macaca mal educada” enquanto a vítima esperava uma amiga na porta do shopping e falava ao telefone. Após ver a reação das testemunhas, a agressora tentou se esconder no banheiro do estabelecimento.

Ela foi conduzida por seguranças até a cabine da polícia que fica em frente ao shopping, fazendo ataques e ameaças para um dos seguranças, e testemunhas. “Tá com raiva porque tu é negro? Vocês vão pagar por tudo que estão fazendo, não adianta armar cilada.”.

Uma das testemunhas, a estudante de direito Nathália Hybner, de 21 anos, filmou toda a ação a partir desse momento. Ela publicou parte do vídeo em seu perfil no Twitter, onde um internauta acusou Luciene de ter cometido o mesmo ato contra um ambulante no ano passado, em Caxias. Nathália conta que, ao ver a câmera, a mulher a agrediu tentando derrubar o celular.

O caso foi registrado na 21ª DP, mas antes testemunhas e a amiga da vítima, que era aguardada por ela na porta do shopping quando tudo ocorreu, foram para a 23ª DP (Méier). A acusada foi levada na viatura policial.

Em nota para o jornal O GLOBO, a Polícia Civil confirmou que Luciene foi presa em flagrante pelo crime de racismo. Ela, a vítima e uma testemunha prestaram depoimento na 21ª DP (Bonsucesso) e a acusada foi encaminhada ao sistema prisional. A instituição não respondeu, porém, se este é o primeiro registro de racismo na ficha criminal da agressora.

O NorteShopping também se manifestou sobre o caso por meio de um comunicado revelado pelo O GLOBO, em que afirmou repudiar “qualquer ato de discriminação e preconceito”.

“Defendemos em nosso espaço um ambiente de diversidade e inclusão. Estamos à disposição da polícia para colaborar com as investigações”, acrescentou.

“O crime é fiançável, mas ela vai responder no tribunal e isso nunca vai sair da ficha dela, para ver se ela aprende”, disse Nathália, em suas redes. “Eu me emocionei tanto quando ela mostrou a foto dos filhos, um rapaz de 24 e uma moça de 16, e disse ‘eu passei por isso a vida inteira, e ensinei para os meus filhos que nós somos negros e passaremos por isso’. É inadmissível que isso ainda aconteça. Eu nunca passei por nada nem perto do que ela passou hoje, mas me coloco no lugar dela”, lembrou Nathália para o jornal O Globo.

https://twitter.com/YgorTiller/status/1235764198275272705?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1235764198275272705&ref_url=https%3A%2F%2Fextra.globo.com%2Fcasos-de-policia%2Fmulher-presa-em-flagrante-apos-chamar-negra-de-macaca-mal-educada-no-norte-shopping-video-rv1-1-24290736.html

Sair da versão mobile