Música de Drake e The Weeknd criada por IA é considerada elegível para o Grammy

Escrito por Felipe Mascari 06/09/2023 às 17:04

Capa Drake e The Weeknd
Foto: Ollie Millington/WireImage
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Música falsa de Drake e The Weeknd é considera elegível “porque foi escrita por um humano”.

A inteligência artificial chegou à indústria da música. Em abril deste ano, uma IA criou uma música inédita entre dois dos maiores nomes do cenário musical atual: Drake e The Weeknd. A música foi criada por meio de um algoritmo que analisou diversas canções dos dois artistas e, a partir disso, criou uma nova faixa que combinava elementos de ambas.

Um misterioso artista criativo chamado “Ghostwriter” postou em seus canais de mídia social uma faixa chamada “Heart on My Sleeve”, apresentando os vocais de inteligência artificial gerados através da voz de Drake e The Weeknd. A música tem dois artistas canadenses fazendo rap e cantando sobre Selena Gomez. A música falsa se tornou um sucesso nas mídias sociais e nos serviços de streaming por soar realista.

capa Drake

Prince Williams/Wireimage/Getty Images

Agora, de acordo com informações da Variety, “Heart on My Sleeve”, a controversa música escrita e produzida por Ghostwriter que conta com vocais de Drake e The Weeknd foi enviada para consideração do Grammy. Com o dueto falso, o criador da canção está em busca do prêmio mais cobiçado da indústria da música e, segundo Harvey Mason Jr., o CEO da Recording Academy, “é absolutamente elegível porque foi escrito por um humano”.

Em entrevista ao The New York Times, um representante de Ghostwriter confirmou que a música foi indicada para Melhor Canção de Rap e Melhor Canção do Ano, prêmios concedidos aos compositores de um single, e não aos seus intérpretes. No entanto, segundo a Variety, mesmo que a faixa seja considerada elegível, as regras do Grammy exigem que as músicas tenham “distribuição geracional”, ou seja, “o amplo lançamento de uma gravação, disponível em todo país através de lojas físicas, varejistas online terceirizados e/ou serviços de streaming”.

Vale lembrar que após surgir no YouTube, no TikTok e nos serviços de streaming, “Heart on My Sleeve” desapareceu quando a Universal Music aparentemente enviou avisos de remoção aos DSPs. Atualmente, a canção segue online em contas não oficiais. De acordo com o jornal, o representante de Ghostwriter está ciente de que as questões de direitos autorais dificultam a viabilidade comercial da canção.

ícone

Recomendados para você