NFL: Jogador Damar Hamlin pode ter sofrido parada cardíaca chamada Commotio Cordis

Atleta da NFL, Damar Hamlin foi ressuscitado em campo e está em estado grave.

Na noite de segunda-feira (2/1), os fãs da NFL viram uma cena dramática quando o atleta Damar Hamlin, do Buffalo Bills, caiu em campo após receber um choque forte na região do tórax, teve uma parada cardiorrespiratória e necessitou de reanimação. Não há ainda informações detalhadas sobre o caso, mas as imagens indicam a forte possibilidade de um evento chamado commotio cordis, expressão em latim que significa agito no coração.

O atleta de 24 anos teve uma morte súbita em campo depois de ser atingido no peito, mas saiu com vida após medidas rápidas de ressuscitação, com massagem cardíaca e uso de desfibrilador elétrico ainda em campo. Hamlin está internado em estado grave. Mas o que seria então a commotio cordis?

Segundo a explicação do médico cardiologista, Mateus Freitas Teixeira ao g1, commotio cordis é um fenômeno no qual um impacto súbito e contundente no tórax causa morte súbita na ausência de dano cardíaco: há uma perturbação elétrica, e com isso acontece a parada cardíaca e o coração não consegue ejetar sangue para o cérebro e o corpo. Essa condição foi descrita pela primeira vez em meados do século XVIII, no contexto de trauma torácico entre trabalhadores.

Nas últimas duas ou três décadas, os eventos de commotio cordis ocorreram principalmente nos esportes e, portanto, esse fenômeno tornou-se mais conhecido pelas comunidades esportivas e médicas. Commotio cordis deve ser diferenciado de contusão cardíaca (contusio cordis), situação em que o trauma torácico contuso causa dano cardíaco estrutural, como o observado em acidentes automobilísticos.

O impacto na região do tórax durante um momento específico do ciclo cardíaco gera alterações nas fibras elétricas do coração e, com esse desarranjo no fluxo elétrico, inicia-se um quadro de arritmia maligna. Com isso, não há circulação sanguínea e, após alguns segundos, o atleta faz a parada cardíaca.

O momento do ciclo cardíaco em que o impacto acontece é determinante: o commotio cordis acontece quando o choque se dá no inicio do que é chamado de “onda T”, a onda de repolarização ventricular – sendo a repolarização ventricular um momento do ciclo cardíaco, que faz parte do batimento cardíaco normal, ocorrendo quando são liberados íons de potássio e o músculo cardíaco inicia seu relaxamento.

O commotio cordis é raro e está ligado a esportes de impacto. Na literatura é mais descrito em esportes como o basebol, devido ao forte impacto da bola no precórdio, região do tórax onde fica o coração. Há estudos sobre a possibilidade de uma suscetibilidade genética, mas ainda não há certeza. Certo mesmo é que é causado por trauma forte num momento específico do ciclo cardíaco.

Essas são hipóteses, não podemos descartar outras causas e lembrar que o uso de drogas ilícitas e anabolizantes pode também causar morte súbita. Aguardemos outras informações e torçamos por melhoras para Damar Hamlin.

Sair da versão mobile