Nicki Minaj fala de ações da ‘Billboard’ para derrubar single ‘Trollz’ de 6ix9ine do primeiro lugar no HOT 100

Escrito por Rodrigo Silva 12/03/2022 às 17:45

Capa Nicki Minaj e 6ix9ine
Foto: Reprodução

Nicki Minaj participou de uma entrevista bombástica com Joe Budden

Nicki Minaj recentemente sentou-se com Joe Budden para uma entrevista de 105 minutos. Em um ponto durante a conversa, Minaj expressou seus problemas com a forma como a Billboard calcula pontos para seus gráficos semanais. Em 2020, a Billboard decidiu “eliminar completamente a prática de contar venda de álbuns conjuntas com produtos e ingressos para shows em suas paradas de álbuns e músicas”. Em uma tentativa de “equilibrar o campo de jogo para todos os artistas”, a publicação não contabiliza mais a venda de discos físicos ou singles empacotados com outros produtos.

As mudanças nas regras vieram apenas algumas semanas depois que a colaboração “Trollz” de Nicki Minaj com Tekashi 6ix9ine estreou no topo da parada Hot 100. Houve especulações de que o single se tornou a música número 1 na América principalmente devido aos fãs de 6ix9ine e Minaj comprarem em massa várias opções de pacotes de mercadorias. Essa teoria se tornou mais clara quando “Trollz” caiu 34 posições no Hot 100 da semana seguinte, quebrando o recorde de maior queda de uma semana na história para uma música que estreou na primeira posição.

Foto: Danny Moloshok / Reuters

O declínio de 92% nas vendas de “Trollz” da primeira para a segunda semana provavelmente desempenhou um papel na Billboard alterando sua fórmula Hot 100 para refletir melhor a popularidade de uma música com o público em geral. “A Billboard mudou as regras novamente sobre o que vai contar e o que não vai contar. Para mim, e eu não sei disso, não estou falando mal de ninguém nem de nada, mas para mim isso me faz sentir como se eles percebessem que os fãs ou os artistas têm o poder novamente” Nicki Minaj disse a Joe Budden.

A representante da Young Money, de 39 anos, acrescentou: “Quando eu e 6ix9ine fomos o número 1, eles ficaram loucos como o inferno, criança. Muita gente ficou brava. Logo antes de eu lançar essas coisas, são novas regras, novas mudanças porque certas pessoas com uma grande base de fãs estavam comprando várias cópias e versões diferentes”. Outros singles de Nicki Minaj também sofreram quedas significativas na segunda semana na parada Hot 100 semelhante a “Trollz”.

“Megatron” de 2019 caiu de #20 para #92. “Yikes” de 2020 caiu de #23 para #81. “Seeing Green” de 2021 caiu de #12 para #48. “Do We Have a Problem?” de 2022? caiu de #2 para #32. Nicki Minaj tem dois números um na carreira no Hot 100. Além de “Trollz” com 6ix9ine, o criador do álbum do Queens também alcançou o topo das paradas como convidado na faixa “Say So” de Doja Cat. Além disso, Minaj detém o recorde de mais entradas de carreira no Hot 100 para uma rapper feminina (121 músicas).

Confira abaixo os vídeos no YouTube:

Recomendados para você