Nike anuncia saída total da Rússia

Foto: IMAGES/LIGHTROCKET VIA GETTY IMAGES

A marca de roupas esportivas anunciou sua saída do país após a invasão da Rússia à Ucrânia.

A Nike anunciou a suspensão permanente dos negócios na Rússia em resposta à invasão da Ucrânia pelo país na manhã de quinta-feira, marcando a saída completa de outra grande empresa dos negócios no país. Isso ocorre depois que a empresa anunciou uma suspensão temporária das operações na Rússia como sinal de protesto contra o presidente russo, Vladimir Putin, que começou três meses antes.

“Nossa prioridade é garantir que estamos apoiando totalmente nossos funcionários enquanto reduzimos nossas operações com responsabilidade nos próximos meses”, disse a Nike em comunicado. Três meses atrás, a empresa suspendeu todas as lojas da marca nas fronteiras russas, o primeiro indício de uma possível saída do país para a gigante do calçado.

Nike
Foto: Joe Raedle/Getty Images

Agora, a marca de roupas esportivas se juntará a outras empresas como Starbucks, McDonalds e Netflix, que suspenderam todas as operações no país. A Nike postou uma mensagem em site oficial russo informando aos visitantes que sua página e aplicativo móvel “não estarão mais disponíveis nesta região” e que suas lojas “não reabrirão”. A organização mantinha cerca de 100 lojas no país.

A Nike informou recentemente que seus negócios na Rússia e na Ucrânia representam menos de 1% de sua receita total. A empresa esteve ativa no mercado russo por 28 anos. A guerra começou quando a Rússia quis impedir o que classifica de cerco à sua fronteira com a possível adesão da Ucrânia à Otan, aliança militar de 30 países, que se expandiu pelo Leste Europeu, incluindo hoje 14 países do ex-bloco comunista. Putin acusa ainda, sem provas, o governo ucraniano de genocídio contra ucranianos de origem étnica russa que vivem nas regiões separatistas de Donetsk e Luhansk.

Nike foi fundada por Phil Knight e Bill Bowerman, em 1971, nos Estados Unidos, após os empresários importarem e modificarem tênis do Japão para revenda. Atualmente, a empresa é responsável por fabricar e comercializar calçados, roupas e acessórios, destacando-se como uma das companhias de equipamentos esportivos mais valiosas do mundo.

Sair da versão mobile