Nike apresenta novo Adapt BB, o tênis de basquete que se amarra sozinho

Escrito por Fellipe Santos 15/01/2019 às 13:21

Foto: Divulgação

Nike revelou seu tênis de basquete mais tecnológico até hoje.

Obter o ajuste certo de um calçado de desempenho é pessoal e complicado. Considere o basquete: Ao longo de um jogo de basquete, o pé pode se expandir quase metade do tamanho durante o jogo. Um nível de ajuste que se sente confortável em um ponto pode parecer constritivo apenas 24 minutos depois. Como as necessidades do pé mudam a qualquer momento com base no esporte, em sua duração e em movimentos específicos, como um corte na cesta, o “encaixe perfeito” é um alvo flutuante.

O esforço para refinar o ajuste gerou uma série de plataformas inovadoras através da história da Nike – Huarache, Flywire e Flyknit, para citar alguns. Talvez nenhum deles tenha sido mais crítico para o avanço do ajuste personalizado do que a introdução de 2016 do Nike HyperAdapt 1.0, o primeiro tênis de desempenho multiuso da Nike a apresentar alimentação elétrica.

Agora, a Nike encontrou sua solução de ajuste mais avançada até hoje: Nike Adapt, uma plataforma que cria um ajuste verdadeiramente personalizado combinando um avançado sistema de ativação de energia, um aplicativo e firmware continuamente atualizado, apresentados no novo tênis de basquete Nike Adapt BB.

“Nós escolhemos o basquete como o primeiro esporte para o Nike Adapt intencionalmente por causa das exigências que os atletas colocam em seus sapatos”, diz Eric Avar, vice-presidente de inovação da Nike. “Durante um jogo de basquete normal, o pé do atleta muda e a capacidade de mudar rapidamente o seu ajuste, soltando o calçado para aumentar o fluxo sanguíneo e depois se apertar novamente para o desempenho, é um elemento chave que acreditamos que melhorará a experiência do atleta.”

Quando um jogador entra no Nike Adapt BB, um trem de motor e de engrenagem personalizado detecta a tensão necessária ao pé e ajusta-se de acordo para manter o pé confortável. A resistência à tração do laço sob o solo é capaz de puxar 32 libras de força (aproximadamente igual à de um cordão de pára-quedas padrão) para prender o pé ao longo de toda a amplitude de movimento.

É aí que o cérebro, ou a tecnologia FitAdapt, entra em ação. Com o toque manual ou usando o aplicativo Nike Adapt em um smartphone, os jogadores podem inserir diferentes configurações de ajuste, dependendo dos diferentes momentos de um jogo. Por exemplo, durante um tempo limite, um jogador pode soltar o sapato antes de voltar a apertá-lo ao entrar novamente no jogo. Em um recurso futuro, eles podem até prescrever um ajuste de tensão diferente para aquecimentos. Além disso, os jogadores podem optar por atualizações de firmware para a tecnologia FitAdapt assim que estiverem disponíveis, aprimorando a precisão de ajuste para os jogadores e fornecendo novos serviços digitais ao longo do tempo.

Confira fotos do modelo abaixo.

Recomendados para você

Sair da versão mobile