Nike cancela lançamento de Air Force 1 após confundir Panamá com Porto Rico

A Nike confundiu a cultura panamenha com a cultura porto-riquenha.

Na semana passada, informamos sobre o novo Nike Air Force 1 Low “Porto Rico”, que deveria ser lançado em junho. Imediatamente após a Nike anunciar o modelo, a internet explodiu em indignação e por um bom motivo. Foi apontado por muitos nas comunidades porto-riquenha e panamenha que os gráficos do lado do tênis eram na verdade um “Mola”, que é uma forma de arte do Panamá e não de Porto Rico. Uma petição foi lançada para cancelar o lançamento deste AF1, enquanto DJ Clark Kent foi ao Instagram para ensinar as pessoas sobre o que é um “Mola”.

“Isso é chamado de “Mola”. É uma forma de arte panamenha”, explicou DJ Clark Kent. “Você pode encontrá-lo em qualquer lugar do meu país, o PANAMÁ. Respeitosamente, isso não faz parte da rica cultura de Porto Rico. Apesar de sermos pessoas de língua espanhola, temos diferentes tradições, arte e expressões culturais. Ao celebrar uma, por favor, faça uma pesquisa adequada. Essas coisas não devem ser confundidas”.

No rescaldo dessas críticas, a Nike cancelou oficialmente o lançamento do tênis. Um porta-voz da empresa falou com a Sole Collector, dizendo: “Pedimos desculpas pela representação imprecisa da origem do projeto para o Nike Air Force 1 ‘Puerto Rico’ 2019. Como resultado, este produto não estará mais disponível.”

Mais uma vez, o poder da internet reina supremo.

Sair da versão mobile