Nike cancela lançamento de Air Max 1 com bandeira americana ofensiva

Escrito por Fellipe Santos 02/07/2019 às 16:04

Foto: Divulgação

Os tênis Air Max 1 USA não estarão mais chegando às prateleiras.

O 4 de Julho é o dia mais patriótico do ano no calendário dos Estados Unidos, quando centenas de milhões de americanos se preparam para suas festas em vermelho, branco e azul. O país desfruta do Dia da Independência com um fim de semana prolongado, cheio de festas, churrascos e fogos de artifício, enquanto as empresas fazem o melhor para aproveitar a comemoração com as vendas e roupas de 4 de julho.

Querendo participar da ação, a Nike criou um par de tênis patrióticos para ajudar a dar início às festas. O design do Air Max 1 trazia a “Bandeira de Betsy Ross” do século XVIII, que representa os treze estados como as treze listras vermelhas e brancas, e a união são as treze estrelas brancas sobre um fundo azul. A Nike chamou os tênis de USA e mostrava a bandeira em seus calcanhares.

Muitas pessoas consideraram a bandeira atribuída a Betsy Ross como ofensiva, incluindo Colin Kaepernick, segundo relatos. O ex-jogador da NFL ganhou notoriedade e lançou um movimento para se ajoelhar durante o Hino Nacional da América, um gesto que ele atribui ao significado histórico e cultural da música e da bandeira em si.

O Wall Street Journal afirma que depois de tomar conhecimentodo Air Max 1 USA, Kaepernick consultou a empresa para compartilhar com eles suas preocupações. A empresa fez de Kaepernick o rosto de uma de suas campanhas no ano passado, em meio à controvérsia dos ajoelhamentos, e quando ele disse a eles que o uso daquela bandeira poderia ser considerado ofensivo, eles cancelaram o lançamento do tênis. A bandeira remete a uma época em que a escravidão e o racismo imperavam nos Estados Unidos.

“A Nike optou por não liberar o modelo, pois apresentava uma versão antiga da bandeira americana”, disse Mark Rhodes, porta-voz da empresa, em um email na segunda-feira. Alguns não acreditam que a Nike faria tal movimento o que desencadeou um debate nas mídias sociais.

No entanto, alguns pares ainda estão disponíveis on-line, sendo vendidos por milhares de dólares em sites como o StockX. Vale a pena notar, os tênis foram lançados por US$ 120.

 

Recomendados para você