Nike começa a revender tênis usados nos Estados Unidos para evitar desperdícios

Escrito por Vinicius Prado 13/04/2021 às 18:20

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Movimento acontece enquanto a indústria da moda tem sofrido pressões para desenvolver produtos pensando em sustentabilidade

A Nike está revendendo tênis que foram devolvidos por clientes em troca de descontos em produtos novos nos Estados Unidos. A medida é um esforço para reduzir o desperdício. O programa foi anunciado nesta segunda-feira (12). A iniciativa vai aceitar tênis com poucas marcas de uso ou com falhas de fabricação. Depois de passar por limpeza e desinfecção, os produtos são vendidos por preços reduzidos. Apenas oito lojas Nike nos Estados Unidos estão aceitando os modelos usados. A empresa planeja expandir a modalidade para outras seis unidades ainda em abril.

A indústria da moda tem sofrido pressões para desenvolver produtos pensando em sustentabilidade, já que o modelo de fast fashion não é gentil com o planeta. No ano passado, Adidas e Allbirds disseram que estavam unindo forças para criar um tênis de alto desempenho com a menor pegada de carbono possível. Já a Nike disse que quer reduzir em 70% suas emissões de gases de efeito estufa até 2025. Ela também quer aumentar em 10 vezes a quantidade de resíduos de seus produtos que podem ser renovados, reciclados ou doados.

Como parte da iniciativa anunciada hoje, os tênis devem ser devolvidos no prazo de 60 dias a partir da data de compra para serem elegíveis para reforma. Assim que forem considerados adequados para revenda, os modelos são enviados para uma loja Nike participante e o preço com desconto é determinado com base no tipo e condição do calçado. Os tênis são expostos em seção especial nas lojas.

Enquanto alguns modelos devolvidos serão revendidos, a Nike disse que outros serão doados e os calçados que não podem ter uma segunda vida serão convertidos em material reciclado.

ícone

Recomendados para você