Nike encerra acordo com Kyrie Irving após jogador divulgar documentário antissemita

Escrito por André Bernardo 05/11/2022 às 21:26

Capa Kyrie Irving Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Kyrie Irving se meteu em mais uma polêmica após ser um negacionista da vacina contra o Covid-19.

A Nike suspendeu seu relacionamento com Kyrie Irving nesta semana, de acordo com o repórter da NBA Shams Charania. O anúncio vem apenas alguns dias depois que o jogador do Brooklyn Nets compartilhou um filme antissemita em seu Instagram intitulado “Hebreus para Negros: Acorde a América Negra” e não assumiu a responsabilidade por seus comentários.

“A Nike anuncia que a empresa está suspendendo seu relacionamento com Kyrie Irving, com efeito imediato”, twittou Charania. Além disso, a Nike não lançará mais seu novo tênis Kyrie 8. Charania adicionou algumas palavras diretamente da declaração da Nike em outro tweet. “Na Nike, acreditamos que não há lugar para discursos de ódio e condenamos qualquer forma de antissemitismo. Estamos profundamente tristes e desapontados com a situação e seu impacto em todos”, disse.

Capa Kyrie Irving

Foto: Reprodução/Twitter

Os comentários de Kyrie também resultaram em uma suspensão mínima de cinco jogos do Brooklyn Nets. Como tal, as conversas estão acontecendo em torno de sua longevidade de longo prazo na equipe. De acordo com Stephen A. Smith, é improvável que o dono do Nets, Joe Tsai, queira que Kyrie jogue na temporada do próximo ano.

O gerente geral do Nets, Sean Marks, teria dito que o pedido de desculpas subsequente de Kyrie é um passo na direção certa, mas que ele terá que se reunir com líderes judeus, entre outros passos, para retornar ao tribunal.

Recentemente ele fez um pedido de desculpas na última quinta-feira (3) no Instagram e corrigiu a falta de reconciliação que realmente provocou essa reação pública. Nele, Kyrie reconheceu muitos de seus erros, embora muitas pessoas ainda acreditem que ele não aprendeu. Muitos citam um tom paternalista e dizem que o post dá energia de “me desculpe SE ofendi você”.

Esse pedido de desculpas não foi suficiente para a Nike, ao que parece, e seu relacionamento com Kyrie já era difícil. Ele chamou os designs do Kyrie 8 da Nike de “lixo”. A Nike renomeou o design para Kyrie Infinity e anunciou o Kyrie 8 este ano antes de encerrar a parceria de Kyrie. Os repórteres da ESPN Adrian Wojnarowski e Ramona Shelburne disseram que a Nike não renovaria o contrato de Kyrie após esta notícia, embora isso nunca tenha sido confirmado pela empresa.

O impacto dos comentários controversos de Kyrie foi além do basquete e dos tênis, no entanto. O Brooklyn Nets, a Liga Antidifamação e uma série de outras pessoas pediram à Amazon e Jeff Bezos para remover o filme em questão. A empresa não disse nada sobre o documentário. Atualmente, Hebreus para Negros está disponível para aluguel por US$ 11,99 e para compra por US$ 49,99.

Confira o post abaixo:

ícone

Recomendados para você