Nike suspende vendas em lojas parceiras na Rússia

Escrito por Rodrigo Silva 26/05/2022 às 19:15

Capa Nike Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

 A Nike está suspendendo as vendas de seus produtos em todas as lojas exclusivas

A fabricante de roupas e artigos esportivos Nike anunciou nesta quarta-feira a suspensão de suas vendas em lojas parceiras da marca na Rússia e a descontinuação de todas as suas parcerias com varejistas russos, dois meses após fechar temporariamente suas próprias lojas devido à invasão da Ucrânia. A multinacional com sede em Beaverton (Oregon, EUA) justificou a decisão por “dificuldades operacionais” na Rússia.

A guerra começou quando a Rússia quis impedir o que classifica de cerco à sua fronteira com a possível adesão da Ucrânia à Otan, aliança militar de 30 países, que se expandiu pelo Leste Europeu, incluindo hoje 14 países do ex-bloco comunista. Putin acusa ainda, sem provas, o governo ucraniano de genocídio contra ucranianos de origem étnica russa que vivem nas regiões separatistas de Donetsk e Luhansk.

Capa Nike

Foto: reprodução

De acordo com o jornal russo Vedomosti, os acordos de distribuição que a Nike mantinha com os seus dois principais parceiros comerciais na Rússia terminam hoje,(26/05/2022), especialmente com o Inventive Retail Group (IRG), que gere as lojas Up & Run. O grupo “tomou a decisão de não renovar os acordos comerciais ou assinar novos acordos, mesmo com a nossa franquia Up & Run”, segundo mensagem da marca transmitida à AFP.

O anúncio significa que a empresa está suspendendo as vendas de seus produtos em todas as lojas exclusivas, que vendiam apenas seus produtos. A marca indicou que suas atividades “seguem suspensas” na Rússia, mas que continua pagando os salários de seus funcionários.

A Nike foi fundada por Phil Knight e Bill Bowerman, em 1971, nos Estados Unidos, após os empresários importarem e modificarem tênis do Japão para revenda. Atualmente, a empresa é responsável por fabricar e comercializar calçados, roupas e acessórios, destacando-se como uma das companhias de equipamentos esportivos mais valiosas do mundo.

A expansão internacional da Nike teve início em 1978, quando a companhia começou suas operações na América do Sul e na Europa. No mesmo ano, a empresa desenvolveu o departamento de futebol, investindo em marketing esportivo com diversos atletas. Em 1980, a Nike criou o seu primeiro laboratório de pesquisa, segmento da empresa responsável por análises e testes de ergonomia e biomecânica para o desenvolvimento de novos produtos.

 

ícone

Recomendados para você