Notorious BIG foi executado a mando de Suge Knight, afirma ex-agente do FBI

Escrito por Vinicius Prado 31/05/2021 às 15:26

capa notorious big suge Foto: Divulgação

Phil Carson, que trabalhou no caso por dois anos, revelou que viu documentos lacrados que confirmam que Biggie foi morto a mando de Knight

O assassinato de Notorious BIG em 1997 foi a mando de Suge Knight, de acordo com um ex-agente do FBI ligado ao caso arquivado que mais uma vez apresenta suas reivindicações. No sábado (29 de maio), o New York Post publicou um relatório sobre o assassinato de quase 25 anos, no qual o agente aposentado do FBI Phil Carson, que trabalhou no caso por dois anos, revelou que viu documentos lacrados que confirmam que Biggie foi morto a mando de Knight.

A emboscada foi supostamente executada pelo convertido Amir Muhammad da Nação do Islã com a ajuda de policiais corruptos de Los Angeles. “Todas as evidências apontam para Amir Muhammad”, disse Carson ao jornal. “Foi ele quem puxou o gatilho. Muitos outros ajudaram a orquestrar isso [e] permitiram que ele puxasse o gatilho.”

Carson chamou o suposto acobertamento de “o maior erro judiciário em meus 20 anos de carreira no FBI”. Ele diz que suas tentativas de expor o caso foram ignoradas pelos oficiais. “Eu tinha evidências de que os policiais da LAPD estavam envolvidos e fui ignorado pela LAPD e pelos procuradores da cidade de Los Angeles”, acrescentou Carson.

As afirmações do ex-agente do FBI são compartilhadas pelo produtor Don Sikorski e pelo diretor Brad Furman, que trabalharam no filme de 2018, ‘Cidade das Mentiras’ que acaba de ser lançado via streaming no Brasil, em torno do caso. Ambos viram os documentos selados em que Carson está baseando seu caso. “Todas as respostas estão em preto e branco”, disse Sikorski.

Carson apresentou um relatório do FBI em 2003, com os promotores, explicando suas conclusões. “Amir Muhammad, também conhecido como Harry Billups, o padrinho dos dois filhos do policial David Mack, foi identificado por várias fontes como o atirador”, diz o pedido formal do FBI. “Mack é um proprietário registrado de um Black SS Impala 1995 com rodas cromadas, a descrição exata dada como sendo dirigido pelo atirador de Wallace.”

Carson continua afirmando que o alvo inicial dos tiros era Diddy. O ex-agente diz que compartilhou essa informação com o chefe da Bad Boy Entertainment pessoalmente e Puff ficou “muito assustado” depois de ouvir a história.

Esta não é a primeira vez que a teoria de Muhammad é apresentada. Um livro de 2002 chamado LAbyrinth, que foi escrito pelo autor Randall Sullivan e é no que o filme Cidade das Mentiras se baseia, faz as mesmas afirmações. Muhammad foi inocentado de todas as acusações, assim como David Mack, o ex-oficial da LAPD acusado de conspirar para cometer o crime. Carson, Sikorski e Furman agora estão pressionando para que o caso, que ainda está aberto, mas teve muito pouco movimento, seja renovado.

Notorious BIG, nascido Christopher Wallace, foi morto em 9 de março de 1997, em um tiroteio em Los Angeles, no cruzamento da Wilshire Boulevard com a South Fairfax Avenue, após o Soul Train Music Awards de 1997. Desde a morte de Biggie, houve muita especulação sobre quem cometeu o crime.

Biggie estava no meio de uma briga com o artista de Suge, Tupac Shakur, na época do assassinato de ‘Pac em 13 de setembro de 1996, levando alguns a supor que Suge estava de alguma forma envolvido. Suge manteve sua inocência no assassinato de The Notorious BIG e nunca foi oficialmente acusado pelo crime.

Em 2002, a mãe de Biggie, Voletta Wallace, entrou com um processo contra a cidade de Los Angeles, alegando que havia um encobrimento do envolvimento da polícia na morte do rapper. Seu caso foi encerrado em 2010.

Suge Knight está cumprindo uma sentença de 28 anos de prisão pelo homicídio de Terry Carter em 2015, no set de filmagens do filme do NWA.

Recomendados para você

Sair da versão mobile