Novo vírus com “potencial pandêmico” é descoberto na China

O novo vírus G4 surgiu na China com “potencial pandêmico humano”.

Um novo estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que uma especie de gripe suína foi encontrada em porcos na China, pode ser contratado por seres humanos e causar uma pandemia. A nova cepa, chamada G4 EA H1N1, tornou-se predominante em 2016. Os pesquisadores acreditam que é uma mistura de uma gripe semelhante encontrada em aves europeias/asiáticas, a norte-americana H1N1, e a cepa da gripe suína da pandemia de 2009.

Houve pelo menos dois casos registrados de G4 em humanos, mas a boa notícia é que esse vírus atual não pode ser transmitido de pessoa para pessoa. No entanto, os pesquisadores dizem que os genes H1N1 do G4 podem realmente se adaptar e fazer com que o vírus permita a transmissão de humano para humano.

Temendo o surgimento de outra pandemia, os pesquisadores pediram o monitoramento de fazendas e trabalhadores, a fim de evitar futuras transmissões. “Todas essas evidências indicam que o vírus G4 EA H1N1 é um problema crescente em fazendas de suínos, e a circulação generalizada de vírus G4 em porcos aumenta inevitavelmente sua exposição aos seres humanos”, escrevem os autores do estudo.

Outros especialistas que leram o estudo disseram que há um baixo risco de uma pandemia do G4. “A probabilidade de que essa variante em particular cause uma pandemia é baixa”, disse Martha Nelson, bióloga evolucionária do Centro Internacional Fogarty do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

“Você realmente não está tendo uma boa visão do que é dominante em porcos na China”, acrescentou Nelson. Ela observou que é necessária mais amostragem.

Sair da versão mobile