O caminho de JAY-Z para uma fortuna de bilhões de dólares

Escrito por André Bernardo 17/05/2021 às 14:44

Foto: Divulgação

JAY-Z tem um plano de negócios que depende da diversificação

JAY-Z nunca foi do tipo que evita assumir grandes riscos nos negócios. Na semana passada, o rapper e empresário passou da venda de uma participação majoritária na plataforma de streaming de música TIDAL para o CEO do Twitter, Jack Dorsey, para entrar no mundo dos NFTs e pedir o registro de sua própria empresa para produzir filmes e séries.

Antes desta semana, o artista de hip-hop também fechou um acordo com a LVMH para vender seu champanhe Armand de Brignac no início de março de 2021 por cerca de US$ 630 milhões. Na última década, o rapper que se tornou bilionário tomou decisões calculadas, aumentando seu prolífico portfólio de negócios em dez vezes.

Com relação ao seu patrimônio líquido de bilhões de dólares, a Forbes dividiu os ativos de JAY, revelando que cerca de US$ 425 milhões de sua fortuna vem de investimentos em dinheiro e participações em empresas como Uber, empresa alternativa ao leite Oatly, startup de seguros Ethos e Elon Musk é a própria SpaceX. No momento, seu catálogo pessoal de música vale mais de $ 200 milhões de dólares a mais do que há dois anos. Além disso, com a esposa Beyoncé, ambos investiram pesadamente em arte e imóveis ao longo dos anos, acumulando mais de $ 120 milhões de dólares no total.

Teria sido fácil para JAY-Z se limitar à música – mas, cada vez mais, ele parece ser um excelente exemplo do sucesso que pode ocorrer quando alguém diversifica seu portfólio.

Com sua ampla gama de negócios decorrente de seus $ 20 milhões de dólares na JetSmart (também conhecido como Uber para jatos particulares), aquisição de vários bares e restaurantes esportivos de luxo e projetos de alto perfil como a Roc Nation, JAY-Z mostrou que adquirir participações em vários setores diversificará os fluxos de receita e reduzirá a volatilidade, uma vez que o investidor está agora mais exposto a oportunidades de crescimento em diferentes classes de ativos.

JAY-Z certa vez descreveu suas marcas como uma extensão de si mesmo, afirmando: “Eles são próximos a mim. Não é como dirigir a GM, onde não há apego emocional. ” Começando na indústria da música com seu próprio selo, o rapper lentamente cresceu seu portfólio de música no setor de entretenimento com a Roc Nation e streaming de música com TIDAL. Mais tarde, ele expandiu para outras avenidas adjacentes com grandes investimentos na D’USSÉ Cognac e Armand de Brignac, onde os fãs podem ter notado sobreposições entre empreendimentos da indústria.

Finalmente, o magnata dos negócios não se apega muito aos investimentos, apontando que a capacidade de assumir riscos é um grande componente do sucesso. Uma vez que o investidor está bem estabelecido e familiarizado com o setor, JAY entende que as realizações não devem ser perdidas. Na verdade, em movimentos recentes, ele parece se aventurar vendendo suas participações e “passando para a próxima”, uma vez que tenha feito seu dinheiro. O padrão é evidente em sua recente venda de TIDAL e Armand de Brignac, destacando a mentalidade do rapper “o que está feito, está feito”.

Com sua série de investimentos inteligentes, JAY-Z fez seu nome tanto como um ícone da música quanto como um estudo de caso de como alguém pode construir uma fortuna de bilhões de dólares. Resta saber o que mais JAY tem na manga, mas é certo que chamará a atenção.

Recomendados para você