O Dia em que Kanye West acabou com o Gangsta Rap de 50 Cent na maior estratégia de Marketing do Hip Hop

Escrito por Vinicius Prado 11/09/2017 às 20:12

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

10 anos atrás, Kanye lançou seu terceiro álbum, o “Graduation” ao lado do “Curtis” de 50, ambos criaram um nível incrível de hype devido à disputa mais lucrativa na história do hip-hop.Com constantes espetáculos de rádio e em programas de TV entre Kanye e 50 e alimentados por Kanye, que escolheu a mesma data de lançamento que 50. A ideia evoluiu para o que parecia ser uma corrida presidencial, já que as ruas imediatamente se dividiram.

 

Toda conversa sobre os dois álbuns foi aquecida, embora a música em ambos os projetos não pudesse ser realmente comparada entre si em nenhum sentido. Todo mundo adora uma grande história e essa com certeza foi uma que impulsionou a disputa em um momento monumental na história da música.

50 foi um gigante de 2003 a 2005 e todos colocavam Kanye como perdedor já que o artista fazia sua estreia apenas um ano após 50 liberar “Get Rich or Die Trying “.

A história de Kanye foi humilde no início, o produtor que ninguém queria ouvir fazer rap conseguiu fazer dois álbuns de platina. Sua música era emocionante e impactante ao mesmo tempo que era acessível. Kanye ainda não era considerado um superstar até 2007, quando sua imagem inteira começou a evoluir. O seu comportamento voraz deixaram claro que Kanye estava pronto para dar o próximo passo no estrelato, e foi o que aconteceu.

50 Cent e Kanye desafiaram uns aos outros sobre quem teria o disco mais vendido na primeira semana. A multidão mais jovem estava pronta para o seu campeão Ye destronar o agressivo rap que 50 estava fazendo, enquanto a multidão mais velha empurrou 50 para acabar com Kanye e seu hip-hop não tradicional.

Certamente os problemas entre eles não eram “reais”, porém os números certamente seriam e os dois artistas ganhariam muito e além disso os álbuns eram totalmente de estilos diferentes e tornaram a disputa muito melhor, pois mostrou diretamente o que o mundo Hip Hop decidiu que queria ouvir em 2007 e provou estar pronto para aceitar a abordagem mais experimental e musical de Kanye.

Kanye acabou vencendo a disputa e vendendo 960K unidades em sua primeira semana, contra 690K de 50, tudo em vendas de álbuns físicos. Isso solidificou Kanye como o novo campeão do hip-hop e o líder que poderia empurrar o som para a frente.

Sabemos que ambos os números são quase impossíveis nos tempos de hoje por conta dos streamings, 690K eram baixos para 50, mostrando quão impactantes os singles “Can not Tell Me Nothing” e “Stronger” de Kanye eram.

 

A vitória de Kanye não só o solidificou como um rival no jogo, mas também foi o começo do fim do tradicional gangsta rap, e ainda abriu o caminho para a música experimental que desafiou as expectativas dos ouvintes do hip-hop.

No final do dia, ambos os artistas venderam uma tonelada de álbuns e fizeram milhões, mas apenas um saiu no topo. A estratégia de marketing de 50 e Kanye ficou para a história da música é do hip-hop.

 

ícone

Recomendados para você