Jay-Z processa editora que lançou livro infantil com letras de “99 problems”

Escrito por Fellipe Santos 27/11/2019 às 15:00

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

A estrela do hip-hop Jay-Z está processando uma pequena loja online australiana por lucrar com o uso de seu nome e da música de sucesso ’99 Problems’ em livros que ensinam o alfabeto às crianças. Shawn Carter, mais conhecido por seu nome artístico Jay-Z, entrou com uma ação no Tribunal Federal da Austrália em 22 de novembro, alegando que a marca australiana “The Little Homie” havia violado sua propriedade intelectual.

O jornal Age informou na terça-feira que, de acordo com os advogados do rapper americano, a empresa violou os direitos autorais da letra de “99 Problems”. The Little Homie anuncia em seu site um livro infantil “inspirado no hip-hop” chamado ABC com Jay-Z por US $ 34,95 (US $ 23,73), bem como um livro de colorir com o mesmo nome por US $ 19,95. As últimas páginas dos livros dividem a letra de 99 Problems – “Se você está tendo problemas com o alfabeto, sinto-me mal por seu filho, tenho 99 problemas, mas meu ABC não é um!” – uma foto publicada no The Little Homie’s site mostrou.

O processo disse que Jay-Z pediu à empresa que parasse de vender os livros em março de 2018, mas continuou a “deliberadamente e conscientemente” usar sua aparência e letra de maneira “flagrante”, de acordo com o The Age . O uso do nome, imagem e letra do rapper foi “feriu e continua a prejudicar a reputação e a boa vontade do Sr. Carter”, continuou. Jessica Chiha, fundadora do The Little Homie, é nomeada respondente no caso.

Chiha levantou US $ 8.000 no Kickstarter em 2017 para o livro – que ensina o alfabeto usando um AZ de artistas de hip hop – que ela descreveu como sendo projetada para “a próxima geração de rappers”.
Sua loja online também possui títulos como 1 2 3 com the Notorious BIG e está promovendo as próximas 50 primeiras palavras com 50 cent . O Little Homie ainda não apresentou defesa às reivindicações e seus advogados não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.

O caso está marcado para uma audiência inicial em 6 de dezembro.

https://www.facebook.com/TheLittleHomie/videos/10154766638706607/?t=0

 

 

ícone

Recomendados para você