Pai de Beyoncé diz que se cantora fosse negra retinta isso afetaria seu sucesso

Escrito por Fellipe Santos 19/06/2019 às 08:00

Foto: Divulgação

Ele sugeriu que Kelly Rowland pode ter recebido menos sucesso nos Estados Unidos por causa de sua cor de pele.

A questão do colorismo é um assunto delicado que mais uma vez ganhando destaque na indústria do hip hop. Recentemente, Tory Lanez falou sobre o assunto seguindo o que ele alega ser um movimento discriminatório que ele presenciou enquanto estava no set do videoclipe de Nafe Smallz. Em um vídeo que se tornou viral, Lanez estava gravando uma cena com um modelo retinta quando ela foi substituída por um modelo negra de pele clara.

Enquanto o momento desencadeou um debate sobre as mídias sociais em relação à validade do incidente, também foi criado um diálogo sobre o colorismo na mídia – mais especificamente, dentro da cultura hip hop. Mathew Knowles, pai de Beyoncé e Solange, sentou-se com Clay Cane no SiriusXM Urban View na terça-feira e seu bate-papo incluiu apenas esse assunto.

Knowles foi o chefão do Destiny’s Child, e como gerente, ele foi fundamental na formação das carreiras do grupo de garotas superstar. Durante sua discussão com Cane, o apresentador compartilhou que seus alunos da Universidade do Sul do Texas fizeram um estudo que mostrou que em um período de 15 anos, as 40 melhores artistas do airplay que eram mulheres negras eram todas de pele mais clara. Esta lista incluía Alicia Keys, Nicki Minaj, Rihanna, Mariah Carey e Beyoncé.

“Na indústria da música, ainda há segregação, como você sabe”, disse Knowles. “Costumava haver a divisão negra, os registros das faixas, os programadores, especialmente na rádio pop, tem essa imagem de como a beleza é. Eles queriam que as imagens fossem as mesmas que cantavam esses discos. Se você olhar para trás, mesmo como Whitney Houston, se você olhar para essas fotos, elas estão iluminadas para deixá-la com uma aparência mais clara porque há uma percepção no colorismo… quanto mais clara você é mais inteligente, mais economicamente … tudo em todo o mundo sobre cor, mesmo com pessoas negras, há uma percepção “. diz.

“Quão diferente você acha que a carreira de Beyoncé teria sido se ela fosse uma mulher negra retinta?” Cane perguntou. “Eu acho que teria afetado o sucesso dela. Eu uso Kelly Rowland [como] um ótimo exemplo ”, respondeu Knowles . “A grande coisa é que Kelly fez excepcional fora da América, especialmente na Austrália. Kelly vendeu mais de 4 milhões de registros.

https://soundcloud.com/siriusxm/mathew-knowles-on-colorism-in-the-music-industry-and-beyonce-knowles

Recomendados para você