Parque Vila Sésamo nos EUA é acusado de racismo após personagem ignorar crianças negras

Mãe acredita que personagem de Vila Sésamo foi intencionalmente racista em relação a duas meninas negras de 6 anos

Nesta semana, viralizaram na internet vídeos de um desfile de personagens da Vila Sesamo que aconteceu na Filadelfia, nos Estados Unidos. No vídeo, duas meninas negras eram ignoradas pelo personagem Rosita durante a apresentação. As imagens foram feitas pela mãe das meninas no domingo (17) no Sesame Place em Bucks County., Ela ouviu uma explicação do parque temático sobre o incidente, dizendo que tudo não passou de um “mal-entendido”.

Jodi Brown e seu advogado disseram à CNN na terça-feira que a personagem de Vila Sésamo, Rosita, foi intencionalmente racista em relação à sobrinha e filha. No vídeo de nove segundos compartilhado por Brown, no Instagram, sua filha e sobrinha são vistas estendendo a mão para um abraço da personagem Rosita. No vídeo, Rosita é vista cumprimentando os outros antes de aparentemente balançar o dedo para uma pessoa não identificada e depois balançar a cabeça para a filha e sobrinha de Brown antes de se afastar deles.

Brown disse à CNN que a personagem Rosita estava andando pela rota do desfile cumprimentando e abraçando outras crianças quando a personagem ignorou intencionalmente sua filha e sobrinha. “Logo depois que o personagem passou por eles, havia outra garotinha ao lado deles que era de uma etnia diferente e ele a abraçou. Ele abraçou ela com os dois braços”, disse Brown. “Naquela hora eu já tinha parado de gravar o vídeo porque quando ele passou por cima das crianças e disse não para elas, eu fiquei chateada, então parei o vídeo porque fiquei tipo ‘o que aconteceu?'”

O vídeo compartilhado pela primeira vez por Brown no Instagram após o incidente de sábado rapidamente atraiu indignação. Sesame Place Philadelphia inicialmente divulgou um comunicado na segunda-feira chamando o incidente de “mal-entendido”.

“O artista que retrata a personagem Rosita confirmou que o gesto de ‘não’ visto várias vezes no vídeo não foi direcionado a nenhuma pessoa específica, mas foi uma resposta a vários pedidos de alguém na multidão que pediu a Rosita para segurar seu filho por uma foto que não é permitida. A artista de Rosita não ignorou intencionalmente as meninas e está arrasada com o mal-entendido.”

Após o vídeo viralizar, pelo menos mais seis vídeos que mostram personagens da Vila Sésamo ignorando crianças negras enquanto dão atenção a crianças brancas, surgiram na internet. Todos aconteceram no mesmo desfile.

Veja abaixo.

Sair da versão mobile