Pesquisa mostra que 8 a cada 10 brasileiros concordam que o Brasil é um país racista

Escrito por Rodrigo Costa 27/07/2023 às 15:00

Foto: Reprodução/Internet
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

A pesquisa também mostrou que pessoas negras e brancas não são tratadas igualmente pela polícia.

De acordo com uma pesquisa inédita apresentada pelo portal g1, nomeada ‘Percepções sobre o racismo no Brasil’, oito a cada dez brasileiros concordam que o país é um local racista. Além disso, tratando o assunto mais profundamente, 80% relatam que pessoas negras não tratadas da mesma forma que pessoas brancas pelas autoridades policiais.

Além disso, mais de 50% afirmam já terem presenciado situações de racismo, e quase 90% concordam que pessoas negras são as mais criminalizadas. Enquanto isso, o combate ao racismo nas escolas chega ao seu menor índice dos últimos dez anos. Diante dos resultados obtidos com o estudo, a diretora programática da ActionAid e gestora do projeto Seta, que realizou o pedido pelas pesquisas, Ana Paula Brandão opinou que o preconceito reflete num negativo desempenho de aprendizado escolar para as crianças, tendo como consequência a má empregabilidade.

Deu na Imprensa: "Justiça do Trabalho tem mais de 22 mil ações de racismo" - SISEJUFE

Foto: Pilar Olivares/Reuters

Ana Paula também observou um avanço em relação aos resultados anteriores e destacou a educação como o principal combatente ao racismo, entretanto, considerando que trata-se de um processo demorado. Ainda segundo dela, exemplificando o caso da lei que obriga o ensino de história e cultura africana nas escolas que até a atualidade não foi completamente implementada após duas décadas de sancionamento, “essa é uma política que não pode ser de governo, precisa ser de Estado”.

Recentemente, um dos principais representantes do movimento do hip-hop nacional, Ice Blue afirmou que São Paulo é a cidade mais racista do Brasil. “Vocês estavam falando e eu estava aqui pensando… estou vendo o nosso triunfo aqui, que foi uma das minhas inspirações. Quando eu desci na estação São Bento, eu vi os caras dançando e eu falei: ‘preciso fazer outra coisa, não sirvo pra ser funcionário’. E agradecer o Black Magic, que está ali também, que é um dos caras que faziam os bailes blacks juntamente com a Zimbabwe, que era um movimento urbano bem pequeno que existia dentro da cidade de São Paulo, a cidade mais racista do Brasil”, disse o rapper do Racionais MC’s na Feira da Música GR6.

ícone

Recomendados para você