Dispositivo terá como única função jogar os jogos do PlayStation 5 em outro cômodo da casa.
A Sony anunciou seu novo dispositivo portátil projetado para executar jogos do PlayStation 5. Batizado de PlayStation Portal, o dispositivo está programado para ser lançado no final de 2023, com um preço sugerido de US$ 199,99 – o valor para o Brasil ainda não foi confirmado, mas deve chegar com o preço acima de R$ 1.000.
O design do PlayStation Portal é o mesmo que foi apresentado anteriormente. Uma tela de grandes proporções fica no meio do aparelho, enquanto seus lados são compostos por peças que lembram um controle DualSense, porém separados pelo visor. Os botões são os mesmos de um joystick comum do PlayStation 5, com os ícones quadrado, bola, triângulo e X, além dos gatilhos.
O PlayStation Portal virá equipado com uma tela LCD de oito polegadas, recursos de feedback tátil e gatilhos adaptativos. Os jogos serão renderizados e reproduzidos a 1080p, mantendo uma taxa de quadros de 60 FPS. Conforme antecipado, será necessário estabelecer uma conexão remota com o PS5 para utilizar o dispositivo.
Os gatilhos também vão funcionar como no DualSense, com sensores hápticos para dar maior feedback aos usuários. Supostamente, a tela terá suporte à tecnologia touchscreen, mas nada foi confirmado neste sentido durante o anúncio oficial, publicado no blog da PlayStation. O que se sabe é que a interface deve funcionar, também, da mesma forma que no PS5.
Além disso, há menção se haverá armazenamento mo aparelho, já que ele será um dispositivo especializado em rodar jogos via RemotePlay, pela Internet. O PlayStation Portal virá, porém, com uma entrada de fones de ouvido de 3,5 mm e também será possível usar um controle DualSense por conexão sem fio no portátil, permitindo jogatina em duas pessoas.
Em seu blog, a PlayStation afirma que o aparelho é “o dispositivo perfeito para jogadores que vivem em locais onde eles precisam compartilhar a televisão da sala de estar ou que simplesmente querem curtir jogos para PS5 em outro cômodo da casa”.