PMs apontam arma para youtuber Spartakus enquanto jovem apenas mexia no celular

Spartakus fez a denúncia ao vivo em rede social

O youtuber Spartakus Santiago fez uma transmissão ao vivo no Instagram, na manhã desta segunda-feira, para denunciar a abordagem de dois policiais militares de São Paulo, que o acusaram de estar tendo uma “atitude suspeita” simplesmente por ter parado para mexer no celular por cerca de 10 minutos em um viaduto, no bairro Santana, na Zona Norte. De acordo com o apresentador da MTV, os agentes apontaram as armas em sua direção e mandaram ele colocar a mão na cabeça com agressividade.

Durante a transmissão, Spartakus apontou que a abordagem foi uma atitude racista dos policiais. Segundo o youtuber, ele foi abordado somente depois que ele ficou dez minutos parado e olhando para seu celular. O apresentador alega que policiais apontaram a arma para ele: “Esses dois policiais vieram apontando a arma para mim, me tratando como se eu fosse um bandido, dizendo que eu estava com atitude suspeita porque eu fiquei 10 minutos parado mexendo no celular”, falou durante a gravação de uma transmissão ao vivo. “Eu quero saber qual é a atitude suspeita de um homem negro que não pode simplesmente ficar parado mexendo no celular?”, questiona.

Ele conta que estava correndo no parque, como faz diariamente, quando aconteceu a abordagem. Estava sem o RG, apenas com o celular. “Isso é racismo. Eu duvido que se fosse um homem branco com cara de gringo esses homens iriam me abordar, achando que eu sou bandido, achando que eu sou suspeito”, critica.

“As fiscalizações e abordagens realizadas pelos policiais militares seguem protocolos rigorosos e amparados pela legislação brasileira, constituem-se importante ferramenta de trabalho policial e, em grande parte, foram responsáveis pelas quase 5 mil armas e 131 toneladas de drogas apreendidas de janeiro a agosto deste ano. Comprovado que não há nada de ilícito ou irregular com a pessoa abordada ela é imediatamente liberada, tal qual aconteceu no caso e pode ser observado nas imagens do vídeo”, complementa.

Confira o momento da abordagem:

Sair da versão mobile