O professor coordenador do projeto irá apresentar o produto em eventos de Moçambique a partir desta sexta-feira (14).
Os estudantes brasileiros da Universidade Federal de Rondônia (Unir) produziram um podcast que retrata a história e desenvolvimento do rap da cidade de Chimoio, na região Centro de Moçambique. O produto de 94 minutos traz detalhes sobre o surgimento e desenvolvimento do rap da cidade, retratando as dificuldades, as exclusões regionais e os projetos internacionais. O podcast pode ser conferido no Youtube ou Spotify.
A produção foi feita por um grupo de três estudantes, formado por Estéfane Moraes, Márcia Chaves e Mateus Santos. Márcia e Mateus cursam Jornalismo, enquanto Estéfane estuda Ciências Sociais. Além dos estudantes, a sonoplastia contou com colaborações de Pisto Rey, do México e IMBLGK, de Moçambique. Todo esse trabalho foi coordenado pelo professor Carlos Guerra Júnior, estudou sobre o rap moçambicano na tese de doutorado.
O professor orientador irá apresentar o produto e discuti-lo em uma maratona de eventos em Maputo. O evento principal é a I Conferência Internacional e Inter-regional de Hip Hop Moçambicano, evento que contará com participantes de cinco países e rappers de três províncias (Maputo, Beira e Chimoio). Esse evento acontecerá na Universidade Eduardo Mondlane, entre os dias 14 e 17 (sexta até segunda-feira).
A partir da terça-feira (18), o pesquisador irá apresentar o trabalho e discutir sobre o hip-hop em outras universidades de Maputo. Na terça-feira, é a Escola Superior de Jornalismo que irá receber o professor.
Na quarta-feira (19), o pesquisador se junta ao finlandês Janne Rantala, para realizarem debate no Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane. No período noturno do mesmo dia, o pesquisador brasileiro também irá palestrar na Universidade Maputo (antiga Universidade Pedagógica).
Confira o episódio sobre Chimoio abaixo: