Polícia americana encontra o maior túnel de drogas da história em fronteira com o México

Polícia trabalha com a possibilidade de passagem ter sido feita pelo cartel de El Chapo

Um túnel para o transporte de drogas foi descoberto pela polícia americana na fronteira entre o México e os Estados Unidos nesta semana. Segundo informou a Alfândega e Proteção de Fronteira dos EUA, a passagem subterrânea, que possui o comprimento equivalente a nada menos que 14 campos de futebol, liga as cidade de Tijuana, no México, e San Diego, no estado americano do Texas. 

O túnel de Tijuana, como vem sendo chamado, é o maior já descoberto pelas autoridades americanas, tendo superado em duas vezes a passagem desenterrada em São Diego, em 2014, que havia entrado para o livro dos recordes. A polícia revelou ainda que a estrutura com pé direito de quase 700 metros de altura possui uma construção sofisticada, com direito a eletricidade, ventilação, e até mesmo um sistema ferroviário complexo.

Após a descoberta de quarta-feira, o agente do Departamento de Proteção, John Callery, disse que as autoridades ficaram surpresas com o nível de sofisticação do túnel e vai reforçar as buscas subterrâneas. “À medida que os esforços para fortalecer a segurança em nossa fronteira sul aumentam, os cartéis de drogas mexicanos são forçados no subsolo a contrabandear suas drogas mortais para os Estados Unidos”, disse. 

Apesar de o túnel ter sido confirmado como um trabalho dos cartéis de droga que atuam na região sul dos Estados Unidos, a polícia não encontrou rastros de substâncias ilegais ou qualquer pista que indique os responsáveis pela construção. Ainda assim, as autoridades trabalham com a possibilidade de a passagem ter sido feita pelo cartel Sinaloa, cujo dono é o traficante El Chapo.

Confira imagens do túnel:

Sair da versão mobile