Polícia da Espanha invade faculdade e prende rapper condenado por letras com ofensas à monarquia

Escrito por Felipe 18/02/2021 às 10:09

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Pablo Hasel foi condenado em 2018 e deveria se entregar à polícia. Ele, no entanto, se refugiu no prédio de uma universidade no norte da Espanha. O caso levantou uma polêmica sobre a liberdade de expressão no país.

As autoridades prenderam na terça-feira um rapper espanhol que passou um dia escondido em uma universidade na Catalunha, supostamente para evitar ir para a prisão devido a uma série de tweets. Pablo Rivadulla Duro, conhecido por seu nome artístico de Pablo Hasel, foi instruído a se apresentar na prisão até sexta-feira por uma condenação envolvendo tweets, que as autoridades disseram que glorificavam o terrorismo e insultavam a coroa espanhola.

Autoridades dizem que Duro não cumpriu o prazo e se refugiou na Universidade Lleida da Catalunha na segunda-feira, junto com dezenas de apoiadores que ergueram uma barricada com cadeiras e escrivaninhas. A polícia entrou no prédio na terça-feira e o levou sob custódia. “Viva a luta”, disse Duro ao sair, de acordo com o The Guardian. “Nós nunca vamos parar. Eles nunca vão nos vencer.”

O mais alto tribunal criminal da Espanha decidiu em 2018 que as letras e comentários de Duro iam além dos limites da liberdade de expressão e eram expressões de “ódio e ataques à honra”. Duro, 32, foi inicialmente condenado a dois anos, mas um tribunal de apelação posteriormente reduziu o prazo para nove meses. O Supremo Tribunal manteve a decisão no ano passado.

O caso gerou um debate público sobre a liberdade de expressão e o governo espanhol anunciou planos para reformar o código penal para eliminar a prisão por tais crimes.

ícone

Recomendados para você