Por que os novos rappers não respeitam as lendas do hip-hop?

Escrito por Fellipe Santos 21/03/2019 às 22:35

Foto: Divulgação
Por @robbowe

Como o hip-hop evoluiu ao longo dos anos, a cultura mudou através de batidas, rimas e até mesmo moda. Mas uma coisa que permaneceu consistente no rap era o respeito. O respeito pelos artistas que estabeleceram no hip-hop sempre foi verdade até agora. Na era dos rappers evoluindo a partir da plataforma de compartilhamento de música como o Sound Cloud, uma nova forma de artista emergiu como nenhuma que nunca vimos antes. Um rapper self-made, arrogante, “punk rock” tornou-se popular através de batidas low-fi, letras deprimentes e “mumble rap”. Cada rapper de qualquer geração sempre teve uma atitude de “foda-se”, mas o que faz rappers diferentes é a sua falta de respeito. Essa falta de respeito pode ser vista mais recentemente no rapper da Califórnia, Lil Xan.

Desrespeitando Tupac

Em uma entrevista, o rapper de “Betrayed” discursou contra Tupac, dizendo que sua música é “chata”. Ele também passou a classificá-la em “2” em uma nota que ia de 0 a 10 no “medidor de influência”. Os fãs de rap, velhos e jovens,  começaram a  crucificar o jovem rapper por seus comentários e em certo momento ele teve até que chamar a polícia para se defender e não ser agredido.

Lil Xan não é o único rapper da Sound Cloud a falar contra as lendas do Hip Hop. Na verdade, quase se tornou comum na moderna comunidade de rap. Alguns estão saindo defendendo os jovens artistas, dizendo que eles são jovens demais para saber quem são esses rappers. Tem sido dito que essas crianças não cresceram ouvindo rappers como Tupac e Biggie Smalls, mas essa afirmação foi derrubada de forma consistente. Aqui estão alguns outros jovens rappers que se manifestaram contra artistas mais velhos.

Kodak Black

https://twitter.com/KodakBlack1k/status/717394600789278720

Em 2015, o rapper Kodak Black twittou (acima) que ele é melhor que Tupac e Biggie. Não se pode ter certeza de que o artista estava tentando fazer piada, mas a Internet não parecia achar o post engraçado.

Lil Yachty

Em uma entrevista de 2016, o rapper de Atlanta falou contra a lenda do Brooklyn, The Notorious BIG. Os ataques contra Yachty foi quase imediato, mas foi tratado por Yachty com bastante eloquência. O jovem de 22 anos disse que era seu direito ter uma opinião. Mas esta não foi a primeira vez que o rapper recebeu reação da comunidade hip-hop.

O que deve ser feito sobre isso? Não há como você sentar esses artistas e forçá-los a apreciar a música. Mas existe uma maneira de forçá-los a mostrar respeito? Mais importante, esse desrespeito irá assombrá-los no futuro? Eu não ficaria surpreso em ver a próxima geração de rappers mostrando a mesma falta de respeito por eles. Uma coisa é certa: vamos ver muitos desses jovens rappers no futuro, enquanto eles continuam a rasgar os charts e desrespeitar os mais antigos.

Recomendados para você