Primeira venda negociada pela internet na história foi um punhado de maconha

A legalização da maconha vem avançando em todo mundo

O e-commerce de hoje é um exemplo maravilhoso de como a Internet substituiu o mundo, é muito provável que cada um dos usuários da rede tenha ganho pelo menos um presente comprado através de plataformas virtuais, antes de chegar a esse ponto de popularidade e importância. , o e-commerce teve que começar em algum lugar, e qual é a primeira coisa a negociar pela Internet? A resposta curta: um punhado de maconha.

O livro What the Dormouse Said: How the Sixties Counterculture Shaped the Personal Computer Industry, escrito pelo jornalista do New York Times John Markoff, conta que no ano de 1971, um grupo de estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, realizou tal feito ao negociar uma quantidade não registrada de cannabis.

Contudo, isso não aconteceu na internet “livre” como o mundo conhece hoje. Na época, a conexão entre computadores acontecia pela Arpanet, um projeto bem restrito financiado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos (ARPA, atual DARPA). Os compradores eram também alunos, mas de outra instituição, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT.

“Antes da Amazon, do eBay, o ato seminal do e-commerce foi a negociação de drogas”, pontua o livro de Markoff. Foi só em 1979 que Michael Aldrich, empreendedor britânico, deu à luz ao primeiro sistema de comércio eletrônico, feito que lhe rendeu o título de “inventor” da modalidade.

Fato é que nem o e-commerce, nem o tráfico de drogas online parou depois dessa negociação. Prova disso é que, em 2019, o FBI anunciou a prisão de 61 pessoas envolvidas comércio ilegal de narcóticos, e com eles, foram apreendidos mais de  7 milhões de dólares.

Sair da versão mobile