Provavel condenação de ASAP Rocky provoca tensão entre Trump e Suécia

Escrito por Fellipe Santos 26/07/2019 às 10:09

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Autoridades suecas estão sofrendo duras críticas do presidente Donald Trump, por terem decidido acusar o rapper Asap Rocky de um crime.

Trump acusou o primeiro-ministro sueco Stefan Lofven, a quem ele pessoalmente havia feito lobby, de “não poder agir” para tirar Rocky da cadeia. O rapper foi acusado na quinta-feira de agressão a uma briga em Estocolmo, no mês passado, e será julgado na semana que vem.

+Trump ataca Suécia e primeiro-ministro do país após A$AP Rocky não ser libertado

+Donald Trump se oferece para pagar fiança de ASAP Rocky

Trump pediu à Suécia que “trate os americanos com justiça!” e exigiu que o país “desse à A$AP Rocky sua LIBERDADE”. Em sua conta no Twitter, o presidente dos EUA falou sobre isso.

“Fazemos muito pela Suécia, mas não parece funcionar ao contrário. A Suécia deve se concentrar em seu verdadeiro problema de crime! # FreeRocky”, disse o presidente em um tweet.

+Trump ataca Suécia e primeiro-ministro do país após A$AP Rocky não ser libertado

+Imagens fortes: Fotos das lesões do homem agredido por ASAP Rocky são reveladas

Mikael Lindstrom, um porta-voz de Lofven, respondeu a Trump enfatizando a independência do sistema judicial sueco. “Na Suécia todos são iguais perante a lei”, disse Lindstrom. “O governo não tem permissão e não tentará influenciar os processos judiciais, que agora estão em andamento”.

Rocky, uma artista indicado ao Grammy cujo nome real é Rakim Mayers, está sob custódia desde 3 de julho, quando autoridades investigam uma briga na qual ele estaria envolvido em 30 de junho, antes de aparecer em um festival de música. O caso chamou a atenção de uma longa lista de celebridades dos EUA, incluindo Sean “Diddy” Combs, Justin Bieber e Kim Kardashian West.

Trump no sábado twittou que ele havia conversado com Lofven sobre o caso e “se ofereceu para garantir pessoalmente sua fiança”, mesmo que isso não seja algo disponível sob a lei sueca. Incentivado pela primeira-dama e celebridades, incluindo Kardashian West, o presidente disse em um tweet de sexta-feira que iria intervir para tentar libertar Rocky.

O secretário de imprensa de Lofven, Toni Eriksson, disse depois que os dois líderes tiveram uma conversa “amigável e respeitosa” na qual Lofven “fez questão de enfatizar a completa independência do sistema judiciário sueco, promotores e tribunais” e enfatizou que o governo não pode e não quer tentativa de influenciar o processo judicial.

A embaixadora da Suécia em Washington, Karin Olofsdotter, disse à emissora pública sueca SVT que ela foi forçada a cancelar suas férias de verão para lidar com o caso do rapper. Ela teve reuniões com membros do Congresso dos EUA, que ela disse que se esforçou para entender que qualquer um pode ser detido na Suécia sem ter a oportunidade de ser libertado sob fiança.

O advogado de defesa sueco de Olofsdotter e Rocky, Slobodan Jovicic, rejeitou as especulações de que motivos racistas poderiam ter desempenhado um papel na prisão de A $ AP Rocky.

“Não, não, não. Acho que não temos uma sociedade racista aqui”, disse Jovicic. “Eu não vejo esse ângulo em tudo.”

O que acontece depois?

O promotor Daniel Suneson disse em um comunicado que ele impetrou acusações contra o artista e outros dois “suspeitos de agressão que causaram danos físicos reais, tendo chegado à conclusão de que os eventos em questão constituem um crime e apesar de reivindicações de autodefesa e provocação”.

O rapper e os outros dois suspeitos, um primo e amigo, permanecerão sob custódia até o julgamento. O promotor recomendou que o Tribunal Distrital de Estocolmo reserve três dias para o julgamento, que, segundo Jovicic, deve começar na terça-feira. As acusações podem levar uma sentença máxima de dois anos de prisão.

Evidência de vídeo

https://www.instagram.com/p/Bzax42UnxN0/?utm_source=ig_embed

Vídeos publicados em mídias sociais parecem mostrar uma pessoa sendo violentamente jogada no chão por Rocky. Trump disse em seus tweets que “assistiu às gravações de A$AP Rocky” e concluiu que “ele estava sendo seguido e assediado por encrenqueiros”. ” O rapper afirma que foi autodefesa.

Mas Suneson disse que concluiu o contrário depois de estudar vídeos disponíveis para os investigadores. “É importante notar que eu tive acesso a uma quantidade maior de material do que aquele que anteriormente estava disponível na internet”, disse ele. “Além do material em vídeo, as declarações da parte lesada foram apoiadas por declarações de testemunhas.”

Suneson acrescentou que houve inicialmente duas partes lesadas no caso, mas as alegações relativas a uma delas foram abandonadas devido a “provas insuficientes” e as acusações se referem a apenas uma suposta vítima. Essa pessoa não foi identificada.

Uma contra-alegação foi feita pela guarda do artista contra uma das supostas vítimas, mas o caso foi encerrado no início desta semana, disse o promotor.

O advogado de defesa Jovicic disse: “Rakim Mayers acha que agiu em legítima defesa, está alegando ser inocente e, nessa perspectiva, é claro que é muito triste”.

“Tem havido muito apoio de muitas pessoas diferentes, e Rakim Mayers é, claro, muito grato a todos que entraram em contato”, disse Jovicic. Ele acrescentou que “tem sido um momento muito difícil para ele”.

ícone

Recomendados para você