Pusha T Vs. Drake: Entenda toda a treta

Escrito por 26/05/2018 às 13:31

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Drake e Push T reativaram uma briga de longa data.

O álbum Daytona de Pusha T chegou e com ele vem a faixa “Infrared” onde o rapper ataca Drake. Embora encontramos Pusha cuspindo rimas calculadas sobre um instrumental arrepiante, o rapper ex- Clipse se  assegurou de dar algum tempo para o rival de longa data Drake. “Seus refrões fizeram isso, a letra é igual à vitória de Trump”, diz Pusha em um trecho, “a grande questão é como os russos fizeram isso, foi escrito como Nas, mas veio de Quentin.” Naturalmente, a linha mais uma vez reacendeu uma treta há muito adormecida e, mais uma vez, o nome Quentin Miller surgiu para incomodar o trabalho de Drake em um álbum, agora em Scorpion.

Embora muitos tenham feito ataques em sua direção, Drake em grande parte opta por se envolver no tratamento silencioso experimentado e verdadeiro. Talvez, se alguém realmente atrair sua ira, uma letra subliminar possa ser solta em alguma faixa, Na verdade, ele é simplesmente onipresente demais para entrar em brigas menores. Enquanto isso nunca impediu que Eminem se envolvesse em tretas com Ja Rule e Irv Gotti por exemplo, Drake entende a importância do que está em jogo. O rapper dificilmente se entrelaça com intermediários, e Drake se move de acordo com a tradição antiga.

Pusha T está longe de ser um intermediário. Na verdade, ele praticamente é um rapper no melhor da palavra, criando um legado com base em suas narrativas mafiosas cinematográficas. Para não mencionar, seu status como o presidente em exercício da GOOD Music. De muitas maneiras, um artista da estatura de Drake simplesmente não pode ficar de braços cruzados enquanto King Push faz suas jogadas. Não em um mundo onde o ego é tão dominante. É provável que a última diss de Pusha de fato deixe Drake perturbado, e com Scorpion a caminho, não seria surpreendente ver o 6 God atacando o rapper como ele fez com “DUPPY FREESTYLE”.

Na faixa, Drake mais uma vez aborda as alegações de ghostwriter e revisita a autenticidade do passado de tráfico de drogas de Pusha. Ele também traz Kanye West para a briga, Drake claramente ficou chateado com Kanye West. O rapper alega ter prestado inúmeros serviços e favores para Kanye e para a GOOD Music. Drake é creditado como compositor de algumas faixas (’30 Hours’, ‘Father Strech My Hands’ e ‘Facts’) e ajudou com um sample de seu tio no ultimo álbum de Kanye. Com isso, talvez Drake não esperasse um ataque vindo numa faixa produzida por Ye.

Entenda a briga entre Drake e Pusha-T desde o início.

Em 2006, Clipse e Lil Wayne se viram envolvidos em uma guerra de palavras. A matéria de capa de Wayne na VIBE mostrou Tunechi usando roupas BAPE, as roupas altamente usadas pelo Clipse e pelo produtor de longa data Pharrell Williams. Isso levou Malice a enviar subliminares contra Wayne em “Mister Mr. Too”, onde ele rima “Quer saber a hora? Melhor copiar a gente, não importa como, pegue nosso estilo dos sapatos aos relógios.” Não demorou muito para que os tiros captassem a atenção de Wayne.

Em uma Entrevista com o Complex em 2007, Wayne parecia particularmente irritado. Ao ser perguntado sobre a dupla da Virgínia, Weezy comentou “Eu não vejo nenhuma porra de Clipse. Vamos lá, cara. Weezy, cara. Eles tinham que fazer uma música conosco para ficarem quentes” Naturalmente, isso foi o suficiente para provocar uma resposta aberta do Clipse, que falou sobre Wayne em uma entrevista à Laced Magazine.

“Você não pode beijar outros homens e você não pode copiar estilos. Você não pode copiar os estilos de todos”, disse Pusha, abordando o notório beijo de pai e filho de Wayne. “Você não pode tentar fazer rap como Jay-Z, se vestir como o Clipse, se tornar um distribuidor de coca depois de 5 álbuns e agora se vestir como Jim Jones. Você não pode fazer tudo isso e ser uma lenda. Você tem que ser um criador de tendências e ele não está definindo nenhuma tendência.” O desdém aberto continuou ao longo dos anos, com farpas amplamente limitadas a entrevistas. Eventualmente, a tensão diminuiu, até que Pusha reacendeu a treta na faixa lançada em 2011 “Don´t Fuck With Me.” Enquanto ele negou que fez ataques, o consenso geral foi que Pusha estava atacando tanto Drizzy quanto Wayne. Pois Drake foi revelado e até hoje é apadrinhado de Wayne.

Pusha T – “Exodus 23:1”

Pusha continuou o ataque, entregando a faixa “Êxodo 23: 1”. As letras, que pareciam ser voltadas tanto para Weezy quanto para Drizzy, eram muito menos discutíveis do que a anterior. “Contrato todo fodido, eu acho que significa que você está todo fodidão”, rima Pusha, “você assinou com um cara que assinou com outro cara / Você é assinado com três caras, deve ser má sorte.” Qualquer pessoa familiarizada com a tumultuosa situação de Wayne com Birdman pode entender isso. Para a surpresa de ninguém, a faixa levou Wayne a disparar de volta com um Tweet.: “foda-se pusha e qualquer pessoa que goste dele”.


A treta continua. Free Smoke.

Naturalmente, Drake não gostou do desrespeito de seu mentor Lil Wayne. Embora a treta nunca parecesse merecer uma guerra tipo “Takeover” / “Éter”, certamente gerou um mar de subliminares, Uma dessas respostas pareceu chegar ao lançamento de “Nothing Was The Same”, a faixa “Tuscan Leather”, que encontrou Drake disparando ameaças veladas na direção de Pusha. “Eu sou tão famoso quanto meu mentor, mas esse ainda é o chefe, não envie ataques para ele”, ele diz, “fique animado nas faixas e pule na frente de uma bala que não era para você.”

Como dizem, melhor tarde do que nunca. Em 2016, Pusha T trouxe “H.G.T.V” e passou a manter viva a animosidade. “A conversa não combina com o couro”, ele canta, aludindo a “Tuscan Leather”. “O estilo não combina com o suéter.” Ele continua, fazendo alusão a Drake fazer também músicas românticas. “É muito longe quando o mais real não é real, eu ando entre as nuvens, então o seu teto não é real”, ele canta. “Esses caras são Call of Duty, porque os assassinatos não são reais, com uma caneta questionável, então o sentimento não é real.” E assim, Pusha emergiu com a mira no calcanhar de Aquiles de Drake.

Em 2017, Drake apresentou sua mais confiante resposta, a faixa “Two Birds, One Stone”. Provando que ele pode, de fato, brigar com um verdadeiro letrista de primeira linha, Drizzy mirou na famosa história de Pusha, questionando a veracidade de seu homônimo enquanto reforça sua própria autenticidade contestada. Isso foi no ano passado. Após “2 Birds”, Pusha não tinha dado uma resposta. Pelo menos até agora.

 

 

Em uma recente entrevista com Angie Martinez, Push dobrou sua postura, refletindo sobre ter ouvido a faixa “2 Birds 1 Stone”. “Eu ouvi, eu senti, ok. Eu não posso ter uma discussão sobre o quão real eu sou”, diz Pusha. “Não vamos fazer isso. Se é rap, vamos fazer isso. E eu estou apenas falando a minha verdade, sobre isso. Eu não acho que seja algo discutível.”

Por enquanto, a treta continua viva, já que nenhuma das partes parece querer recuar. Por outro lado, nenhum dos dois parece particularmente interessado em trazer as coisas para o próximo nível. Não é mais profundo que o rap, mas a animosidade permanece inegável. Se a história realmente se repetir, espera uma resposta de Pusha em breve.

ícone

Recomendados para você