R. Kelly se declarou inocente de uma acusação no Brooklyn, na qual ele é acusado de pagar um funcionário público para fornecer uma identidade falsa para Aaliyah.
As acusações de suborno decorrem do casamento ilegal de Kelly com a cantora em 1994, quando ela ainda era menor de idade. Os promotores alegam que Kelly comprou o cartão fraudulento um dia antes da suposta cerimônia de casamento secreta dele e de Aaliyah. Acredita-se que Kelly tenha usado o documento de identidade, que listou a idade de Aaliyah como 18, para obter uma licença de casamento. Aaliyah tinha 15 anos e Kelly tinha 27 na época.
De acordo com os documentos legais:
Em cerca de 30 de agosto de 1994, no Distrito Norte de Illinois, o réu ROBERT SYLVESTER KELLY, juntamente com outros, fez com que, conscientemente e intencionalmente, outro indivíduo prometesse e oferecesse a um funcionário público dinheiro para a criação de uma identificação fraudulenta. O pedido foi feito para Jane Doe # 1, um indivíduo cuja identidade é conhecida pelo Grande Júri, violando as Seções 5/33-l (a) e 5 / 5-1 do Código Penal de Illinois.
De acordo com o TMZ , Kelly negou as acusações de suborno durante uma audiência no Distrito Leste de Nova York. Ele apareceu no tribunal por transmissão de vídeo, enquanto permanece em uma prisão de Chicago aguardando julgamento por outros casos.
O casamento de Kelly e Aaliyah foi realizado em Illinois, onde é ilegal que menores de 18 anos se casem sem o consentimento dos pais. O casamento foi anulado depois de menos de um ano, a pedido dos pais de Aaliyah. O ex-assistente de Kelly, Demetrius Smith, disse que estava presente quando a cerimônia de casamento ocorreu e afirmou que foi ele quem obteve a identidade falsa a pedido de Kelly.
“Eu estava no quarto quando eles se casaram”, disse Smith nos documentários da Lifetime Surviving R. Kelly. – Não tenho orgulho disso. Tinha papéis forjados para eles quando Aaliyah era menor de idade. Foi apenas uma pequena cerimônia rápida. Ela não usava um vestido branco. Ele não usava um smoking. Todos os dias Ela parecia preocupada e assustada.”
Kelly está enfrentando acusações de extorsão, sequestro, trabalho forçado e exploração sexual no Brooklyn. Espera-se que ele seja julgado em Chicago em abril de 2020, quando enfrenta acusações adicionais de pornografia infantil e obstrução da justiça.