Rainha do Soul, Aretha Franklin morre aos 76 anos vítima de câncer

Escrito por Fellipe Santos 16/08/2018 às 11:32

Foto: Divulgação

Aretha Franklin, conhecida como “Rainha do Soul”, morreu, um comunicado da família revelou a triste noticia nesta quinta-feira. Ela tinha 76 anos.

Franklin morreu às 9h50 da manhã em sua casa em Detroit, cercada por familiares e amigos, segundo uma declaração em nome da família de Franklin de sua antiga publicitária, Gwendolyn Quinn. A “causa oficial da morte deveu-se ao avanço do câncer de pâncreas do tipo neuroendócrino, que foi confirmado pelo oncologista de Franklin, Dr. Philip Phillips, do Karmanos Cancer Institute, em Detroit”, disse o comunicado da família.

Sua morte aconteceu três dias depois que uma fonte próxima a Franklin disse ao Don Lemon, da CNN, que a cantora estava em tratamento paliativo .

“Em um dos momentos mais sombrios de nossas vidas, não somos capazes de encontrar as palavras apropriadas para expressar a dor em nosso coração. Perdemos a matriarca e o rock de nossa família. O amor que ela nutria por seus filhos, netos, sobrinhas. , sobrinhos e primos não conheciam limites “, disse a família de Franklin.

A cantora havia sido acusada de estar com problemas de saúde durante anos e parecia frágil em fotos recentes, mas manteve suas lutas privadas.

Em fevereiro de 2017, Franklin anunciou que iria parar de fazer turnês, mas continuou a fazer shows. No início deste ano, ela cancelou um par de apresentações, incluindo no New Orleans Jazz Fest, por encomenda médica, de acordo com a Rolling Stone. A última apresentação pública da cantora foi em novembro passado, quando ela cantou em uma festa da Elton John AIDS Foundation em Nova York.

Ela se tornou a  primeira mulher admitida no Hall da Fama do Rock and Roll, ela teve 88 hits na Billboard durante a era do rock, entre os vocalistas femininos. No auge de sua carreira – de 1967 a 1975 – ela teve mais de duas dúzias de Top 40 sucessos.

“Aretha Franklin não é apenas a cantora definitiva feminina dos anos sessenta”, segundo sua biografia da Rolling Stone, “ela também é uma das vozes mais influentes e importantes da história pop”. Ela ganhou 18 prêmios Grammy, incluindo a honra de melhor desempenho feminino R & B por oito anos consecutivos.

Recomendados para você