Rapper Renan Ricio libera faixa “Viciado em R.A.P”; confira

Após o lançamento de seu EP de estreia, “No Fim, Memórias”, que já conta com mais de meio milhão de streams, Renan Ricio decide se jogar de vez no universo do rap. Apesar de já ter participado como rapper em colaboração com outros artistas, suas faixas carregavam muita influência do Soul e MPB.

Na última sexta-feira (17), Renan lançou “Viciado em R.A.P”, faixa que marca sua entrada no cenário do Rap Nacional. A música, que é uma collab com a Coliseu Records (selo independente de rap), começa com uma fala de Mano Brown retirada de uma entrevista na qual ele provoca aqueles que dizem querer viver de música. Além disso, outros nomes importantes como 2Pac, Marechal, Eminem e ConeCrew Diretoria também foram sampleados e estão presentes na track.

Com um ar de deboche e afrontamento, o artista reuniu o som agressivo das guitarras e o beat de Boombap com seus versos que criticam diversos aspectos da cena atual do rap, tais como a falta de autenticidade e musicalidade, e questões sociais como machismo estrutural, intolerância religiosa e o governo Bolsonaro.

Sendo um jovem negro vindo de uma família emergente, Renan desenvolveu um senso crítico social por perceber que diferia da maioria de seus amigos dentro da classe média alta do Rio de Janeiro. Durante a adolescência, a padronização da beleza branca o tornou um jovem inseguro e reflexivo.

Esse single é a faixa inicial do seu primeiro álbum de estúdio, também produzido por Paulo Arthur e Vítor Rêgo (Coliseu Records), ainda sem data marcada para o lançamento. O tema central do disco é o processo de autoconhecimento e amadurecimento artístico e pessoal do Renan. Abraçar os próprios traumas, deixar de lado opiniões alheias e focar as energias no próprio crescimento. As músicas também batem bastante na tecla da autenticidade. Não se vender ao “hype” do mercado, fazer música que vem da alma e vivências reais do rapper, que tenta se comunicar com aqueles que pensam de forma semelhante. Superação, ansiedade, racismo, autoestima, inseguranças, sexo, amor, liberdade e a paixão por música são alguns dos temas abordados nas faixas do disco.

Ouça “Viciado em R.A.P” abaixo:

Sair da versão mobile