Novos recordes em vendas de vinil e número de ouvintes marcam o sucesso contínuo do Álbum Utopia de Travis Scott.
O rapper Travis Scott continua sua jornada épica pelo mundo da música, quebrando mais um de seus próprios recordes de vendas com o álbum “UTOPIA”. Lançado no final de julho, o álbum agora ostenta o título de maior semana de vendas de vinil para um álbum de rap na história da Nielsen, além de desfrutar de sua terceira semana consecutiva no topo da Billboard 200.
No domingo, 20 de agosto, Chart Data revelou que “UTOPIA” vendeu impressionantes 93.000 cópias em vinil, quebrando o próprio recorde anterior. Isso vem na esteira do sucesso continuado do álbum, que vendeu 185.000 unidades equivalentes na última semana, elevando o total para 828.000 unidades desde o seu lançamento. Isso não é tudo. O álbum também fez história no Spotify, onde Travis Scott superou Drake pelo maior número de ouvintes mensais para um rapper.
“UTOPIA” estreou em primeiro lugar na Billboard 200 com 496.000 unidades equivalentes vendidas na primeira semana, compreendendo 243.000 SEA units (330,68 milhões de transmissões sob demanda), 252.000 vendas puras de álbuns e 1.000 TEA units. O álbum apresenta uma série de colaborações com nomes de peso como Drake, Future, Beyoncé, The Weeknd, 21 Savage, Lil Uzi Vert, Playboi Carti, SZA, Young Thug e Bad Bunny.
Travis Scott não é estranho ao sucesso. “UTOPIA” é seu terceiro álbum solo número um, seguindo “Astroworld”, lançado em 2018, que também estreou no topo com 537.000 unidades equivalentes vendidas na primeira semana. Seu álbum de compilação “JackBoys” também fez sua estreia no número um em 2019 com 154.000 unidades vendidas.
Todas as 19 músicas de “UTOPIA” estrearam no Hot 100, com a colaboração de Drake, “Meltdown”, atingindo a terceira posição. “FE!N”, que apareceu na quinta posição, deu a Playboi Carti sua canção mais bem posicionada, enquanto “Parasail”, que atingiu o número 53, deu a Dave Chappelle seu primeiro sucesso no Hot 100.
Sem dúvida, Travis Scott e “UTOPIA” estabeleceram novos padrões no mundo do rap e da música em geral. Com colaborações estelares e recordes quebrados, o álbum solidifica o lugar de Travis Scott como um dos artistas mais influentes da atualidade.