Seguir

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use

Rapper turco é preso por promover o uso de drogas em suas letras

Se a moda pega…

Embora seja compreensível se você nunca ouviu falar de Ezhel antes, ele é um grande nome em seu país natal, a Turquia. Seus vídeos acumularam milhões de visualizações e ele lançou seu primeiro álbum, Müptezhel, em junho do ano passado. Ele estava agendado para se apresentar com Wiz Khalifa no próximo mês, mas toda a sua vida foi mudada, graças ao conteúdo de suas letras.

Segundo o Independent, Ezhel foi preso em 24 de maio após uma visita ao hospital. Sua prisão não foi por causa de algo violento, mas sob acusação de “promover o uso de drogas” através de suas letras. Se isso fosse um crime nos EUA e no Brasil, muitos rappers se encontrariam em sérios problemas.

Muitos de seus fãs responderam com raiva e confusão sobre sua prisão, perguntando-se por que a polícia estava desperdiçando recursos preciosos detendo um músico em vez de perseguir criminosos reais. Uma hashtag #FreeEzhel surgiu durante a noite e estava entre os tópicos mais compartilhados na Turquia.

A gerente de Ezhel, Riza Okcu, disse: “FreeEzhel, escrever uma música não pode ser um crime – o governo deveria prender os verdadeiros criminosos. O rap diz a verdade sobre o que acontece nas ruas”.

A Turquia não é o único lugar que está reprimindo o que eles percebam como influências negativas no rap. A China proibiu a cultura hip-hop e as tatuagens de aparecerem na televisão recentemente a, e o Reino Unido iniciou uma ofensiva contra a cena do drill local.

A lei turca determina que a acusação de “promover o uso de drogas” pode levar entre cinco e dez anos de prisão. Confira uma das faixas de Ezhel abaixo. #FreeEzhel