Rappers se unem e protestam contra morte brutal de Tyre Nichols nos EUA; jovem foi espancado por policiais

Nichols morreu 3 dias depois de ser internado com ferimentos graves.

Diversos rappers de destaque, incluindo Coi Leray, Pusha T e Russ, estão protestando contra a morte de brutal de Tyre Nichols, após as imagens das câmeras de segurança dos policiais surgirem na internet.

O vídeo da prisão de Nichols e subsequente agressão nas mãos de policiais de Memphis foi divulgado na sexta-feira (27 de janeiro), quase três semanas após o incidente ocorrido em 7 de janeiro. Uma gravaçãi de uma hora mostra quatro clipes capturados por câmeras corporais da polícia e câmeras CCTV.

A filmagem registra uma primeira briga, durante a qual um policial arrasta o jovem de 29 anos para fora de seu carro, xingando ele e ameaçando o agredir, enquanto o homem pergunta por que ele está detido e comenta sobre a forma agressiva com que está sendo abordado.

Momentos após cair no chão, Tyre Nichols se liberta brevemente antes de ser eletrocutado e repetidamente chutado, socado e golpeado com cassetetes. A filmagem também mostra os policiais do Memphis borrifando pimenta na vítima e acertando socos em seu rosto. Tyre Nichols morreu devido aos ferimentos três dias após o ataque.

Horas antes de a filmagem ser publicada na internet, o chefe da polícia de Memphis, Cerelyn Davis, emitiu um comunicado pedindo ao público que permanecesse calmo. “Espero que você sinta o que a família Nichols sente. Espero que você se sinta indignado com o desrespeito aos direitos humanos básicos.”

A comunidade do Hip Hop e outros reagiram exatamente como Davis esperava, com o nativo do Tennessee, Young Buck, republicando um clipe de sua música “Riot”, que ele gravou em resposta às mortes de Alton Sterling e Philando Castile em 2016. Os dois homens foram mortos durante paradas de trânsito em Baton Rouge e Minneapolis, respectivamente.

O vídeo abre com o áudio de uma entrevista de 2Pac, então encontra Buck ameaçando fazer justiça com as próprias mãos: “Posso matar um policial com esta Glock se ficar cego/ Você não tem coração, filho da puta, é melhor encontrá-la/ Veja como eles acabaram de matar Alton, então rebobine / Não estamos nessa merda de paz, meus manos estão loucos“

 

Pusha T também foi ao Instagram com uma postagem que dizia “#TyreNichols não merecia isso… [emoji de coração partido]”. Na legenda, ele chamou os cinco policiais acusados ​​do assassinato do homem, escrevendo: “Tadarrius Bean, Demetrius Haley, Emmitt Martin III, Justin Smith, Desmond Mills, vocês falharam com nosso povo…”

Royce Da 5’9″ também concentrou sua resposta às filmagens nos policiais do MPD, que foram todos demitidos e acusados ​​de assassinato em segundo grau e outras acusações relacionadas à morte de Nichols. O rapper de Detroit compartilhou as fotos do departamento de oficiais, com uma legenda que dizia: “Procure Anthony Johnson por volta de 1651 … Primeiro homem negro que era um escravo que se libertou e depois possuía escravos… Leitura interessante…”

No Twitter, Coi Leray pediu “JUSTIÇA PARA TIRE NICHOLS”, enquanto Russ falou sobre a natureza violenta da filmagem. “Essa filmagem é repugnante, smh Descanse em paz Tyre nichols [emojis de mãos de oração]”, ele twittou, “comportamento desprezível e completamente desnecessário por parte dos policiais”.

Embora muitos postsnas mídias sociais não publicassem a filmagem, o rapper que virou ativista Mysonne incluiu uma parte do vídeo em uma postagem no Instagram, expressando sua raiva e indignação em uma legenda que destacava os problemas sistêmicos que levaram ao incidente violento.

“#CulturaCovarde,” Mysonne começou. “Esses policiais são produto de um sistema que foi ensinado que a vida negra não tem valor! Esses covardes nunca fariam mal a um homem branco que cuspiu neles e os ameaçou de morte, mas executaram um jovem negro inofensivo porque pensaram que podiam!!”

Ele continuou: “O uniforme azul e o racismo estrutural por trás dele é o problema!! Precisamos de algo diferente!! Estou indignado, estou magoado, estou com raiva, mas também estou pronto para fazer essa merda mudar!! Descanse em poder Tyre Nichols você foi assassinado por nada por covardes!! #BoycottBlackMurder .. apenas um covarde poderia desfrutar de algo assim!!”O PROTESTO??????”

Sair da versão mobile