Rato Ligeirinho também deve ficar fora do filme Space Jam 2 após personagem ser acusado de estereotipar mexicanos

Escrito por Felipe 09/03/2021 às 09:33

Foto: Divulgação

Polêmicas com os personagens de Space Jam vem ganhando as redes sociais

Todos estão ansiosos para ver o filme  Space Jam: A New Legacy, continuação do clássico dos anos 90 que desta vez será estrelado por LeBron James. Enquanto o filme está sendo programado para ser lançado em Julho, ele já está dando no que falar visto que cada dia surge um assunto polêmico diferente. Após noticiarmos que a personagem de Lola Bunny seria menos sexualizada para novo filme  e que o personagem Pepe Le Pew também teria uma cena deletada, agora o foco está no personagem Ligeirinho.

Caso você não se lembre, Ligeirinho é um rato bilíngue que usa um chapéu de Sombrero, tradicional peça da cultura mexicana. O ratinho está sendo acusado pelo público de estereotipar mexicanos, algo que ganhou destaque pelo colunista do The New York Times, Charles M. Blow. “Ajudaram a popularizar o estereótipo negativo de mexicanos bêbados e letárgicos”, afirmou em seu artigo. Vale destacar que após repercussão do artigo, a cena que o personagem Pepe Le Pew aparecia no filme foi deletada, o que ocasionalmente pode acontecer com Ligeirinho.

Gabriel Iglesias, dublador original de Ligeirinho, se defendeu das acusações e publicou um tweet ironizando a situação e até mesmo alfinetando o colunista. “Vocês não podem me pegar, ‘cultura do cancelamento’. Sou o camundongo mais rápido do México”, escreveu ele.

Ligeirinho é um dos personagens mais famosos da Warner Bros. Ele foi criado em 1953 e,  as críticas ao fato de o rato representar um esterótipo negativo dos mexicanos já é antiga e perdura ao longo das décadas.

Recomendados para você