Rayssa Leal manda mensagem religiosa em Libras durante a Olímpiadas e pode ser punida pelo COI

Rayssa Leal usou gestos na transmissão em sua apresentação antes de conquistar medalha de bronze.

Repercute nas redes sociais um gesto feito por Rayssa Leal durante a transmissão da etapa classificatória do skate street feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na manhã do último domingo (28), a medalhista de bronze gesticulou para a câmera expressando uma mensagem de cunho religioso usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Jesus é o caminho, a verdade e a vida”, declarou a jovem atleta. Até o momento da publicação da matéria, o Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não se manifestou. Evangélica da Igreja Batista em Imperatriz, no Maranhão, a skatista afirma que tem o costume de repetir a frase antes das competições que participa.

Com o gesto, portanto, ela conseguiu passar por cima da recomendação de que os atletas não façam manifestações religiosas durante as disputas, com o objetivo de manter a imparcialidade em relação às questões religiosas no evento, sem apoiar ou se opor a nenhuma religião.

rayssa leal 4
Foto: Kirill KUDRYAVTSEV/AFP

No ano passado, o Ministério de Esportes da França, através da ministra Amélie Oudéa-Castéra, determinou que o uso de símbolos religiosos durante as Olímpiadas seriam proibidos, fazendo até mesmo com que algumas atletas francesas não disputassem os Jogos devido a utilização do Hijab, o véu islâmico da religão muçulmana.

Atualmente aos 16 anos de idade, Rayssa conquistou a medalha de bronze em uma surpreendente manobra na última tentativa, tornando-se a atleta mais jovem a conseguir medalhas em duas edições diferentes das Olímpiadas.

“Fiquei muito nervosa, não vou mentir. A torcida foi demais, nunca tinha sentido isso. Meu time me motivou, me deu um abraço. Eu estava cabisbaixa e achava que não daria mais certo. Na pressão, a gente esquece o real motivo de andar de skate”, desabafou em entrevista à CazéTV.

Veja abaixo:

Sair da versão mobile