Rayssa Leal usou gestos na transmissão em sua apresentação antes de conquistar medalha de bronze.
Repercute nas redes sociais um gesto feito por Rayssa Leal durante a transmissão da etapa classificatória do skate street feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na manhã do último domingo (28), a medalhista de bronze gesticulou para a câmera expressando uma mensagem de cunho religioso usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Jesus é o caminho, a verdade e a vida”, declarou a jovem atleta. Até o momento da publicação da matéria, o Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não se manifestou. Evangélica da Igreja Batista em Imperatriz, no Maranhão, a skatista afirma que tem o costume de repetir a frase antes das competições que participa.
Com o gesto, portanto, ela conseguiu passar por cima da recomendação de que os atletas não façam manifestações religiosas durante as disputas, com o objetivo de manter a imparcialidade em relação às questões religiosas no evento, sem apoiar ou se opor a nenhuma religião.

No ano passado, o Ministério de Esportes da França, através da ministra Amélie Oudéa-Castéra, determinou que o uso de símbolos religiosos durante as Olímpiadas seriam proibidos, fazendo até mesmo com que algumas atletas francesas não disputassem os Jogos devido a utilização do Hijab, o véu islâmico da religão muçulmana.
Atualmente aos 16 anos de idade, Rayssa conquistou a medalha de bronze em uma surpreendente manobra na última tentativa, tornando-se a atleta mais jovem a conseguir medalhas em duas edições diferentes das Olímpiadas.
“Fiquei muito nervosa, não vou mentir. A torcida foi demais, nunca tinha sentido isso. Meu time me motivou, me deu um abraço. Eu estava cabisbaixa e achava que não daria mais certo. Na pressão, a gente esquece o real motivo de andar de skate”, desabafou em entrevista à CazéTV.
Veja abaixo: