Rico Dalasam, Black Alien, Bivolt e Quebrada Queer são destaques do Mês do Hip Hop da Prefeitura de São Paulo

Escrito por André Bernardo 12/03/2022 às 18:30

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Abertura acontece dias 11, 12 e 13 de março em diversos espaços da cidade.

Dando início às comemorações de 50 anos do Hip Hop no mundo, completados em 2023, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o Mês do Hip Hop 2022. A abertura acontece dias 11, 12 e 13 de março, em diversos espaços da cidade, e traz como destaque os shows, na Praça das Artes, de Bivolt, Black Alien, Rael convida Drik Barbosa + Kamau, Dexter e KL JAY + Sandrão RZO + Jota Ghetto. Todas as apresentações são gratuitas. O evento é realizado em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), Educação (SME), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Secretaria Executiva de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).

O edital do Mês do Hip Hop teve recorde de artistas habilitados, mais de 1500, para se apresentarem ao longo de todo o ano. Em março, mais de 200 artistas se apresentam em todas as regiões da cidade. “Ao todo, a Secretaria destinou R$2 milhões para a contratação de artistas da periferia, com shows em todas as regiões da cidade“, conta a Secretária de Cultura Aline Torres. “O Mês do Hip Hop, além de apoiar essa cultura e suas quatro linguagens, será fundamental para a retomada econômica da cidade, com programação de qualidade e descentralizada”, afirma Aline.

Foto: Divulgação

As atividades começam dia 11, sexta-feira, com saraus e debates relacionados à cultura Hip Hop, apresentação de DJ e inauguração de graffiti do artista IMAGE no Centro Cultural da Penha (Zona Leste). A Área de Lazer Água Espraiada, conhecida como Praça Sabotage (Zona Sul), traz apresentações de MCs e DJs, entre eles GOG e Livia Cruz. As Casas de Cultura Itaim Paulista, Hip Hop Leste, Campo Limpo e Brasilândia também recebem atrações. Entre os destaques estão Rap Plus Size e Natt Matt, na Casa de Cultura Itaim Paulista, CRIS SNJ, na Casa de Cultura Campo Limpo, e Quebrada Queer, na Casa de Cultura Hip Hop Leste. Ao todo, serão mais de 50 atividades programadas apenas para o dia 11, incluindo Breaking, Graffitis, MC’s, DJ’S, Saraus, Slam e debates sobre assuntos ligados à cultura hip hop.

Nos dias 12 e 13, a Praça das Artes, no centro de São Paulo, recebe artistas convidados. No sábado, acontecem show de Dexter, Rael convidando Drik Barbosa e Kamau, YORUBA e DJ GIGO, entre outros. Já no domingo, apresentações de Black Alien, Bivolt, DJ Paula Fayá e grande show com KL JAY + Sandrão RZO + Jota Ghetto. A escolha da Praça das Artes, anexo do Theatro Municipal, como palco para a abertura se deu pelo entendimento de que os artistas da periferia são os novos modernistas, os artistas que hoje quebram barreiras estéticas.

Além das apresentações artísticas, a abertura do Mês do Hip Hop 2022 também terá a Feira de Hip Hop na Praça das Artes, nos dias 12 e 13, com exposições e comercialização de empreendedores cadastrados via chamamento público. Essa é a primeira feira de empreendedorismo focada em Hip Hop da cidade.

Durante todo o mês, diversos espaços, em todas as regiões da cidade, recebem apresentações. Entre os destaques, show de Kayblack, dia 19, na Casa de Cultura Hip Hop Leste; de Rico Dalasam, dia 25, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), e BK, dia 27, no Centro Cultural da Juventude (CCJ).

Em todos os eventos serão exigidos a permanência do uso da máscara e a apresentação do comprovante de vacina com pelo menos 2 doses.

ícone

Recomendados para você