Rincon Sapiência lança seu novo álbum “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps”

Escrito por Fellipe Santos 25/11/2019 às 23:53

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Disco tem produção do próprio Mc e é marcado pela musicalidade pop contemporânea africana.

Nesta segunda (25), Rincon Sapiência lança em todos os aplicativos de música o seu tão aguardado segundo álbum de carreira intitulado “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps”. O vulgo Manicongo, como Rincon também é conhecido, se traduz em Rei do Congo, local que o artista possui descendência indireta e que remete à exaltação da negritude como Reis e Rainhas. Neste novo trabalho, o artista viaja pelos mais diversos ritmos, norteado por vertentes da música pop contemporânea africana. Com instrumentais dançantes e divertidos, uma das marcas de sua nova fase, o disco é o primeiro lançado pelo seu selo próprio, o MGoma e tem distribuição da Altafonte.

O álbum conta com as participações de Mano Brown, Lellê, Gaab, grupo ÀTTØØXXÁ, Duquesa, Rael e do Coletivo Audácia. Inclusive, a faixa com Rael, “Me Nota” rendeu um clipe dançante que acompanha o lançamento do álbum.

Realizado pelo MOOC (sigla para Movimento Observador Criativo), o filme é uma produção feita totalmente por pessoas negras, desde os criadores ao casting. As cores e cenas trazem a atmosfera tropical da música, um clima bem pop de verão, com Rincon e Rael arrasando no swing e atuação.

Este novo trabalho expõe a evolução de Rincon como artista e produtor musical, que assina toda a direção do álbum, se desprendendo da veia clássica predominante no multipremiado Galanga Livre (2017), seu disco de estreia.

Em “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps”, Rincon bebe na fonte de estilos africanos mais variados, desde o afrobeat e o afrohouse, até o dundunba, ritmo originário da Guiné e semeado em todo mundo pelo mestre djembefolá Famoudou Konatè. O diálogo com ritmos originários das periferias como o pagode baiano, o funk brasileiro – desde o Mandela até o 150 bpm – e o grime inglês também se destaca no novo disco.

No disco, Rincon também estreita os laços com beatmakers da nova geração, como o guineense radicado em Portugal MazBeatz e o brasileiro Esil Beats, valorizando artistas talvez pouco conhecidos no mainstream.

Confira o projeto completo e o videoclipe de “Me Nota” com Rael abaixo.

ícone

Recomendados para você