Robert Downey Jr. diz que maioria de seus amigos negros ‘amou’ seu blackface no filme ‘Trovao Tropical’

Escrito por Fellipe Santos 23/01/2020 às 11:15

Foto: Divulgação

Ator defendeu prática que é considerada racista por muitas pessoas

Em Hollywood, um dos assuntos que sempre acaba virando motivo de discussão é o blackface. Isso é verdade por uma série de motivos, dentre eles o fato de até hoje, em pleno século 21, há quem ainda pense ser normal e aceitável alguém se pintar de preto para interpretar personagens negros no cinema.

Um exemplo disso é Robert Downey Jr., ator conhecido por dar vida ao Homem de Ferro nos filmes do Universo Marvel e uma das estrelas da comédia “Trovão Tropical”, de 2008. No longa, Downey interpreta um ator negro, o que o obrigou a usar blackface em todas as cenas e fez com que o filme fosse muito criticado pela falta de um elenco diverso. 

Mesmo assim, mais de dez anos depois, Robert Downey Jr. ainda defende o uso do blackface. Em recente entrevista com o comediante Joe Rogan, o ator disse que acreditou desde o início na decisão de Ben Stiller – o diretor do filme – e que a maior parte de seus amigos amou seu papel como um homem negro: “Ben sabia exatamente a visão que ele queria. 90% dos meus amigos negros ficaram tipo ‘Cara, isso foi incrível'”. 

Sobre os outros 10%, Robert disse que respeita a opinião deles, mas também que faria novamente um filme usando blackface. O ator chegou a discordar do entrevistador e sua opinião de que, hoje em dia, você não poderia mais fazer algo do tipo, devido as inúmeras críticas. “Você poderia, sim”, disse Robert, rindo da situação. 

Confira a entrevista completa:

Recomendados para você