Saga GTA pode ganhar jogo para celulares no futuro

Escrito por Rodrigo Silva 14/10/2022 às 18:20

Foto: Divulgação

Depois que a Take-Two comprou a gigante de jogos para celular Zynga, a empresa diz que está considerando alguns de seus jogos “principais” para celular.

A Take-Two, a poderosa editora por trás de franquias como GTA, Mafia, BioShock, Borderlands, Red Dead Redemption, Bully e muito mais, não trouxe todas as suas franquias para dispositivos móveis, e agora seu CEO explicou o porquê. Strauss Zelnick falou com o The Wrap recentemente, simplesmente afirmando que nem todo jogo de console faz sentido no celular, afirmando que há apenas um exemplo de uma mega-franquia do console que salta com sucesso para o celular: Call of Duty.

Parece que Zelnick está falando sobre jogos feitos especificamente para dispositivos móveis, em oposição, o que a Take-Two fez ao longo dos anos. “Nem toda propriedade intelectual pertence ao celular. Nem toda propriedade intelectual deve ser um título de console. Depende da propriedade. Conceitualmente, adoraríamos, mas cada uma é independente”, revelou ele.

Foto: Reprodução

Dito isto, Zelnick disse que a Take-Two está analisando seu catálogo de franquias e tentando fazer apostas inteligentes e estratégicas sobre como melhor adaptar uma série para dispositivos móveis da maneira certa.

A Take-Two adquiriu recentemente a gigante de jogos para celular Zynga por US$ 12,7 bilhões, que foi a aquisição mais cara da indústria de videogames até que a Microsoft fez uma oferta pela Activision Blizzard no valor de US$ 68,7 bilhões. Zelnick disse que adoraria trazer alguns dos IPs “principais” da Take-Two para a Zynga para adaptações de jogos para dispositivos móveis, mas é muito cedo para falar sobre detalhes.

“Títulos específicos? Provavelmente não vou falar sobre títulos específicos. Nós nem os anunciamos quando estamos desenvolvendo-os até que estejamos prontos e perto de lançá-los”, disse ele. “Estamos analisando todo o nosso portfólio de propriedade intelectual e dissemos que adoraríamos trazer alguns IPs principais da Take-Two para a Zynga, para produzir hits móveis. É uma coisa muito difícil de fazer”.

Também na entrevista, Zelnick disse que a Activision Blizzard teve sucesso em trazer Call of Duty para dispositivos móveis como parte do que ele chamou de “expressão maravilhosa da propriedade intelectual” com Call of Duty Mobile. A Activision está desenvolvendo isso com outro jogo, Call of Duty Warzone Mobile no futuro. Zelnick vê isso como uma anomalia ao olhar para a indústria de jogos mais ampla. Nem toda adaptação de um jogo de console para celular viu o nível de sucesso que Call of Duty teve, disse ele.

“Mas isso é uma vez. Primeiro de tudo, o celular tem uma taxa de acertos muito baixa como negócio. Na maioria das vezes, se você tenta pegar uma propriedade intelectual de um local e traduzi-la para outro, é difícil – é difícil para criar um hit”, disse ele. “Então, vamos fazer isso, espero, e vamos fazê-lo de forma muito seletiva e focar e garantir que aumentemos nossas chances de sucesso na medida em que pudermos, mas não faremos isso de maneira geral”.

Quanto ao Take-Two, um de seus próximos grandes jogos é Grand Theft Auto VI da desenvolvedora Rockstar Games. O selo de jogos independentes da empresa, Private Division, também está acompanhando, anunciando recentemente um jogo do Senhor dos Anéis em andamento por ninguém menos que a própria Weta Workshop.

Confira abaixo o vídeo no YouTube:

Recomendados para você

Sair da versão mobile