O que é e como funciona a tecnologia NFT

Foto: Reprodução

Diversos artistas e atletas já adquiriram seus NFT

NFT– é a sigla de Token Não Fungível, ou seja, é ato de vc criar uma peça original a partir de arquivos digitais. Eles se tornaram uma das maiores tendências do mundo dos criptoativos em 2021, com um aumento de 55% nas vendas em relação a 2020, que saíram de 250 para 389 milhões de dólares. Na prática, eles funcionam como itens colecionáveis, que não podem ser reproduzidos, mas sim transferidos. Diferente das criptomoedas, como o Bitcoin, e vários tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis.

Os NFTs podem realmente ser qualquer coisa digital, mas muito do “hype” gira em torno da arte digital. Eles podem representar virtualmente qualquer tipo de item, seja ele real ou intangível. o Token Não Fungível não pode ser substituído, pois, ele representa algo individual e especifico através de um cartão de autenticidade, então, se tentar fazer trocas que nem Bitcoin irá ter algo totalmente diferente.

Capa NFT
Foto: OpenSea

Os NFTs são projetados para dar a você algo que não pode ser copiado: propriedade da obra (embora o artista ainda possa reter os direitos autorais e de reprodução da obra física). Para entender, podemos dizer que qualquer um pode comprar uma gravura da Monalisa, mas apenas uma pessoa pode possuir o original.
Essa relação entre dados e valores – realizada pela NFT – é possível por causa de uma tecnologia chamada Blockchain.

Esta é uma base de dados descentralizada que ficou famosa por servir de fundamento para as criptomoedas, como a Bitcoin e também a Ethereum. É um sistema onde é possível rastrear o recebimento e envio de determinados tipos de informações. Todas as transações ficam registradas em um tipo de documento oficial que pode ser acessado por qualquer usuário.

Basicamente, qualquer item digital que o autor ou proprietário julgue necessário definir sua autoria pode ser atrelado a um NFT como uma forma de resguardar sua originalidade, na expectativa de comercialização. O NFT pode ser criado por qualquer pessoa, pois, está no meio digital e para investir não precisa de muito, porém, tem que entender que ele pode sofrer com a alta volatilidade como qualquer outro ativo. O último artista a adquirir o Token foi Justin Bieber. Ele se juntou a nomes como Eminem, Neymar e Serena Willians e comprou o Ape #3001 por 500 ETH no valor de cerca de US$ 1,3 milhão.

Confira abaixo as postagens no Twitter:

 

Sair da versão mobile