Mais do que merecido.
Não há dúvida de que Serena Williams é uma atleta incrível. Seus talentos são inegáveis e foram devidamente reconhecidos pela Associated Press no sábado, quando ela foi considerada a Atleta Feminina da Década. Não é de surpreender, já que Serena demonstrou repetidamente que ela merece isso.
Serena tem um total de 23 títulos individuais de Grand Slam, mais do que qualquer outro jogador de tênis na história profissional do esporte a partir de 1968. 12 desses títulos foram conquistados na última década. Para dar uma pequena perspectiva de quão incrível é essa conquista, nenhuma outra mulher ganhou mais de três desses títulos nas últimas 10 temporadas, mas Serena ganhou metade de seus títulos aos trinta e poucos anos, quando a maioria dos jogadores começa a desacelerar.
A musa também é a mulher mais velha a ganhar um troféu de Grand Slam aos 38 anos. Ela foi classificada como número um na Associação de Tênis Feminino por três anos e meio consecutivos, o que é paralelo ao recorde da colega tenista Steffi Graf, de mais semanas consecutivas no topo do ranking. Com base apenas nas estatísticas, a mulher certamente está qualificada para a honra.
Serena não apenas ganhou seu papel como jogadora, mas teve que lidar com sua parte justa de dificuldades públicas, tanto como mulher negra quanto como mãe. O executivo-chefe de tênis profissional da Associação de Tênis dos EUA (que administra o US Open), Stacey Allaster, disse: “Quando os livros de história são escritos, pode ser que a grande Serena Williams seja a maior atleta de todos os tempos. Eu gosto de chamar de ‘Serena Superpoderosa’ – a mentalidade dessa campeã. Independentemente da adversidade e das probabilidades que ela enfrenta, ela sempre acredita em si mesma”.
Serena quase morreu ao dar à luz sua filha em 2018, o que a levou a agir contra a alarmante taxa de mortalidade de mulheres negras que morrem ao dar à luz. Ela voltou a jogar, no entanto, e foi nomeada a Atleta do Ano da AP no mesmo ano depois de voltar ao tênis pela primeira vez após o nascimento da filha. “Se foram problemas de saúde; voltaram; ter um filho; quase morrendo com isso – ela suportou tudo e ainda está em forma de campeonato. Os recordes dela falam por si “, disse Stacey Allaster.
O atleta masculino da década será anunciado pela Associated Press neste domingo.