Snoop Dogg relembra quando gravou demo de ‘Nuthin’ But a G Thang’ enquanto estava preso

Escrito por Fellipe Santos 04/10/2021 às 08:30

Foto: Divulgação

Rapper Snoop Dogg gravou um de seus hits enquanto estava preso.

Hoje em dia, é mais provável que as pessoas reconheçam o músico Snoop Dogg por suas múltiplas aparições comerciais, colaborações inesperadas com Martha Stewart ou mesmo sua própria linha de maconha. Neste ponto, o status lendário de Snoop Dogg como um rapper quase se obscureceu, já que ele frequentemente aparece como uma espécie de caricatura de si mesmo para fins de patrocínio.

O que aqueles que não estavam por perto durante a ascensão de Snoop Dogg à fama podem não perceber é que a reputação do rapper não é apenas para se exibir. Na verdade, ele estava na prisão quando gravou seu hit “Nuthin ‘but a’ G ‘Thang”.

Entrar na lista de “Melhor Canção de Todos os Tempos” da Rolling Stone não é pouca coisa. Afinal, essa homenagem cruza gêneros e décadas e coloca músicas de uma ampla variedade de origens em competição umas com as outras. O hit de 1992 “Nutin ‘but a’ G ‘Thang” do Dr. Dre tem o status impressionante de número 29 na lista.

A revista chama a música de “um clássico suave e inimitável que ajudaria a definir [A carreira de Dre] após o fim do NWA ”Também apresentava um artista então conhecido como Snoop Doggy Dogg. A colaboração com o Dr. Dre no álbum Chronic de 1992 ajudou a estabelecer o nome de Snoop Dogg no ramo do rap. Quando ele lançou seu próprio álbum de estreia no ano seguinte, ele estava pronto para o sucesso.

Esse projeto, chamado Doggystyle, subiu nas paradas por direito próprio e deu início a uma carreira musical que já dura três décadas, ajudando Snoop Dogg a adquirir um patrimônio líquido de $ 150 milhões.

https://www.youtube.com/watch?v=0F0CAEoF4XM

Dr. Dre, que é conhecido por sua impressionante ética de trabalho tanto quanto por suas letras controversas, estava determinado a fazer a demo, mas havia um problema. Snoop Dogg estava preso na época. “Eu liguei e eu grudei o receptor do telefone no microfone”, contou Dre. “Você pode ouvir os sons da prisão na parte de trás.”

“Nuthin ‘but a’ G ‘Thang” se tornou o primeiro single do álbum Chronic, e certamente aumentou a visibilidade de Snoop Dogg. Como uma crítica da música All Music explica: “Juntamente com suas rimas inventivas, o estilo distinto de Snoop o tornou um superstar antes mesmo de lançar uma gravação própria.”

O conteúdo da música apresentava temas marcantes que definiriam as carreiras de ambos os rappers: “letras que celebravam a vida nas ruas e a dureza amoral necessária para sobreviver lá”. “Nuthin ‘but a’ G ‘Thang” também foi musicalmente complexo com samples de “I Want’a Do Something Freaky to You” de Leon Haywood e “B Side Wins Again” do Public Enemy. O resultado final foi uma melodia cativante que ajudou a demonstrar o poder de permanência do Dr. Dre em um mundo pós-NWA enquanto servia como uma introdução direta ao talento característico de Snoop Doggy Dogg.

Aqueles que foram além do single e mergulharam em todo o álbum Chronic foram tratados com muito mais talentos líricos de Snoop Dogg. O rapper aparece fortemente em várias faixas do álbum. Podemos supor que, uma vez que a demo gravada na prisão foi lançada para “Nuthin but a ‘G’ Thang”, os rappers puderam fazer arranjos mais hospitaleiros para gravar o resto das faixas.

Recomendados para você

Sair da versão mobile