Snoop Dogg ressuscita Tupac com ajuda da tecnologia para gravar novo clipe

Snoop e Tupac juntos novamente, graças a tecnologia.

O rapper Snoop Dogg contratou um estúdio de produção para o seu novo videoclipe com um único objetivo: trazer seu amigo Tupac Shakur de volta à vida por meio da tecnologia “deepfake”. A ideia era usar imagens de Tupac e Snoop Dogg em uma entrevista para a MTV em 1996 e sincronizar os lábios do cantor com a letra da nova música. A equipe de efeitos visuais da Corridor Digital viralizou no ano passado com seus vídeos deepfake extremamente convincentes de celebridades como Keanu Reeves e Tom Cruise.

Porém, conseguir o mesmo nível de qualidade com 2Pac foi bastante desafiador. Isso porque, criar um deepfake realista exige treinar uma rede neural de inteligência artificial ao alimentá-la com muitas fotos e clipes de vídeo, preferencialmente de alta qualidade. Mas Tupac morreu nos anos 1990 e foi difícil obter imagens de alta resolução.

A empresa acabou encontrando apenas três vídeos que tinham qualidade o suficiente para começar a construir o deepfake de Tupac. Vídeos de um imitador de 2Pac, Josh Harraway, que também trabalhou no clássico holograma do rapper no festival Coachella, ajudaram a sincronizar as expressões faciais e jeitos no deepfake. Todo o projeto levou menos de uma semana para ser finalizado.

Snoop Dogg parece ter curtido bastante os esforços da Corridor Digital durante a sua reação inicial, que aparece no vídeo de bastidores. Ainda não se sabe quando ele pretende lançar o videoclipe completo. Os resultados são convincentes demais, como você pode ver no vídeo abaixo.

 

Sair da versão mobile