Kanye West disse que Harriet Tubman na verdade não libertou os escravos, ela simplesmente os fez trabalhar para outras pessoas brancas, levando um dos parentes de Tubman a responder.
Tem sido uma semana selvagem para Kanye West, e é apenas terça-feira. Durante seu comício de campanha na Carolina do Sul, onde ele não será listado nas urnas, o nativo de Chicago afirmou que a famosa ativista e abolicionista americana Harriet Tubman na verdade não libertou os escravos, ela simplesmente os fez trabalhar para outras pessoas brancas.
Nesse ponto de seu discurso, vários membros da platéia decidiram partir, por um bom motivo. A observação inflamatória, que não foi apoiada por nenhuma prova, ressoou na família de Tubman, levando sua sobrinha tataravó, Tina Wyatt, a responder em uma mensagem de vídeo.
A parente de Tubman fala sobre o que ela queria com o fim da escravidão, explicando que se ela não tivesse participado de várias missões para libertar centenas de pessoas escravizadas pela ferrovia subterrânea, Kanye West provavelmente ainda estaria trabalhando em uma plantação hoje, sem plataforma para expor esse tipo de retórica.
“Ele não estaria lá dizendo as coisas que ele diz e não teria o dinheiro que tem”, diz Wyatt sobre Kanye. “Porque [os proprietários de escravos] teriam tudo. Então, quando ele diz que ela não libertou escravos – ele nem entende quem ela era como mulher. Eu nem entendo o que ele quis dizer quando ele disse que ela fez o que fez para que eles trabalhassem para outros brancos. Não entendo o que isso significa. Eles tinham liberdade para poder trabalhar onde quisessem, criar negócios e começamos a fazer isso, começaram a florescer. E então eles introduziram leis contra pretos para impedir esse crescimento. Isso é o que ela diria a ele. Ela diria a ele: ‘Se eleve’. ”
É claro que Kanye está em um caminho destrutivo agora, criticando até sua esposa Kim Kardashian no Twitter na noite passada, então esperamos que receba a ajuda que precisa para ficar bem logo. Confira o vídeo de Tina Wyatt na TMZ aqui.