Spotify inicia nova transformação na indústria da música e aposta em NFTs

Escrito por Rodrigo Silva 20/05/2022 às 23:21

Capa Spotify Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O Spotify está planejando uma nova maneira de se diferenciar em meio as outras plataformas de músicas, investindo em NFTs

Não podemos negar a evolução das criptomoedas. Os NFTs estão presentes em praticamente todos os aspetos, sejam ele artístico ou não. NFT– é a sigla de Token Não Fungível, ou seja, é ato de vc criar uma peça original a partir de arquivos digitais. Eles se tornaram uma das maiores tendências do mundo dos criptoativos em 2021, com um aumento de 55% nas vendas em relação a 2020, que saíram de 250 para 389 milhões de dólares. Na prática, eles funcionam como itens colecionáveis, que não podem ser reproduzidos, mas sim transferidos. Diferente das criptomoedas, como o Bitcoin, e vários outras moedas digitais, o token não é mutuamente intercambiáveis.

Os NFTs podem realmente ser qualquer coisa digital, mas muito do “hype” gira em torno da arte digital. Eles podem representar virtualmente qualquer tipo de item, seja ele real ou intangível. o Token Não Fungível não pode ser substituído, pois, ele representa algo individual e especifico através de um cartão de autenticidade, então, se tentar fazer trocas que nem Bitcoin irá ter algo totalmente diferente.

Capa Spotify

Foto: reprodução

Basicamente, qualquer item digital que o autor ou proprietário julgue necessário definir sua autoria pode ser atrelado a um NFT como uma forma de resguardar sua originalidade, na expectativa de comercialização. Pensando nisso, a plataforma de streaming, Spotify, está agora apostando no Token Não Fungível.

O Spotify está testando um novo recurso para artistas promoverem seus trabalhos na plataforma de streaming, isso inclui os NFTs. Steve Aoki e The Wombats são dois dos artistas que participaram do teste, ambos entre os primeiros a adotar o token. O experimento está atualmente em execução para usuários ‘selecionados’ do aplicativo Android do Spotify nos EUA, que poderão visualizar NFTs nas páginas de perfil dos artistas.

De acordo com um porta-voz do Spotify ouvido pelo site de notícias de música, Music Ally, “a plataforma está realizando um teste no qual ajudará um pequeno grupo de artistas a promover suas ofertas de NFT de terceiros existentes por meio de seus perfis. Nós rotineiramente realizamos uma série de testes em um esforço para melhorar as experiências dos artistas e fãs. Alguns desses testes acabam abrindo caminho para uma experiência mais ampla e outros servem apenas como um aprendizado importante.”, disse o porta-voz. O site ainda explica que a plataforma não está vendendo o token, mas apenas comercializando.

 

ícone

Recomendados para você