Stevie Wonder fala sobre racismo e critica Trump: “Posso ver melhor do que a sua visão de 2020”

Escrito por Vinicius Prado 24/06/2020 às 23:21

Foto: Divulgação

Stevie Wonder compartilhou uma declaração em vídeo na qual ele fala sobre a importância do movimento Black Lives Matter.

Stevie Wonder foi à mídia social para compartilhar seus pensamentos sobre o movimento Black Lives Matter e chamar à ação aqueles que desejam ver uma mudança no mundo. O ícone da música de 70 anos de idade começou o vídeo sincero de 5 minutos, reconhecendo o recente dia histórico negro Juneteenth. “Como foi comemorar a liberdade pela qual ainda estamos lutando?”, Perguntou ele. “Pareceu e parece familiar demais.”

Ele continua dizendo que demorou 18 anos para que o Dia de Martin Luther King Jr. fosse reconhecido como um feriado nacional, pelo qual ele desempenhou um papel essencial em ser aprovado em 1983. “Foi uma luta que eu não estava disposto a perder”, disse ele. “Foi uma luta em que muitos de vocês se juntaram e agradeço. Mas aqui estamos nós de novo, de novo, de novo e de novo.” Stevie então recita a letra de sua música, “Visions”, antes de perguntar: “Quando chegará o dia em que deixaremos o ódio ir embora?”

“Se a vida pode ter um fim, todas as coisas podem ter um fim”, continua ele. “O racismo sistêmico pode ter um fim. A brutalidade policial pode ter um fim. A repressão econômica de negros e pardos pode ter um fim. Um movimento sem ação é um movimento parado. Para aqueles que dizem que se importam, mova mais do que sua boca. Mova seus pés para as eleições e use suas mãos para votar. O futuro esta em suas mãos. Temos o poder de votar e podemos fazer uma mudança.”

O lendário músico continua criticando Donald Trump. “Eu ouço vozes à esquerda, ouço vozes à direita. Eu tenho acompanhado tudo o que está sendo dito. Mas o que não ouvi é um compromisso unânime de expiar os pecados deste país. Eu ouvi a pessoa no lugar mais alto desta nação dizer que existem pessoas boas de ambos os lados. Isso me parece descomprometido. Manifestantes pacíficos chamados de ‘bandidos’. Imigrantes chamados ‘estupradores’. E desde o local em que a civilização começou – África – ouvi esse comandante em chefe chamar isso de merda. Uau. Um dia, você mostrará que sente muito. Porque a ação fala mais alto que as palavras.”

“Vidas negras são importantes”, afirmou. “E essa não é outra tendência digital, viral, momento ou hashtag. Tem que ser o começo de um fim de toda essa ‘besteira’. São nossas vidas, literalmente. Sim, todas as vidas são importantes. Mas eles só importam quando a vida negra importa também. Você sabe que é um dia triste quando eu posso ver melhor do que a sua visão de 2020. O universo está nos observando…. Estou falando de você, estou falando de mim, estou falando de cada corpo.”

Confira o vídeo completo abaixo.

https://twitter.com/StevieWonder/status/1275473696820391936?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1275473696820391936%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.hotnewhiphop.com%2Fstevie-wonder-speaks-on-black-lives-matter-movement-we-can-make-a-change-news.113159.html

Recomendados para você