Streams das músicas de MF DOOM crescem 870% após morte do rapper

LONDON, ENGLAND - JULY 23: Rapper MF Doom performs live on stage during the first day of the 'I'll Be Your Mirror' festival, curated By Portishead & ATP, at Alexandra Palace on July 23, 2011 in London, United Kingdom. (Photo by Jim Dyson/Redferns)

Após a trágica morte do lendário MF DOOM, as músicas do rapper enigmático viram um aumento massivo no número de streaming.

Após a revelação de que a lenda do hip-hop MF DOOM faleceu aos 49 anos, muitos responderam à trágica notícia voltando ao catálogo do rapper. Não é incomum ver um interesse renovado na música de um artista após sua morte e, neste caso, os números de streaming do MF DOOM dispararam mais de 25 milhões de streams no período que vai de 31 de dezembro (o dia em que a morte do DOOM foi anunciada) até 5 de janeiro.

Conforme relata a Billboard, o aumento marca 870% dos números de streaming documentados nos dias anteriores à morte do DOOM (25-30 de dezembro), que totalizaram 2,6 milhões no total de streams. Além do aumento nos DSPs, os downloads do DOOM também tiveram um aumento de 2.879% nos downloads digitais. Na maior parte, o impulso impactou todo o seu catálogo, tanto solo quanto colaborativo. Quanto às músicas que tiveram o maior aumento, as cinco primeiras se dividem da seguinte forma: “Rap Snitch Knishes” (1,5 milhões de streams) “Accordion” (1,4 milhões), “Doomsday” (1,4 milhões), “All Caps” (1,4 milhões) e “One Beer” (1 milhão).

Embora seja gratificante ver esses impulsos massivos alcançados após o fato, é importante notar que muitos fãs são frequentemente surpreendidos pela morte na cena do rap, forçados a aceitar uma realidade sombria. Novas músicas, como esperávamos, não chegarão mais, e muitos encontram conforto em revisitar as canções que os tornaram fãs nos primeiros estágios. Por mais triste que seja ver os números do DOOM aumentarem como resultado direto de sua morte, é importante lembrar que os apoiadores sempre estiveram lá.

Sair da versão mobile