Taylor Swift lançou um novo álbum surpresa na semana passada e no disco, há uma música que os fãs acham que contém um ataque para Kanye West. No terceiro verso da nova música de Taylor Swift, “Peace”, que aparece em seu novo álbum Folklore, ela diz: “Mas há ladrões a leste / Palhaços a oeste (West)”. No vídeo da letra que acompanha a música, “leste” aparece em letras minúsculas, mas coloca o W em maiúsculo “West”, o que levou as pessoas nas mídias sociais a acreditar que ela está se referindo a seu aparentemente eterno rival Kanye West.
Uma pessoa escreveu no Twitter: “Na música Peace, Taylor Swift deixou oeste com letra maiúscula e não o leste, e ninguém pode me convencer de que ela não está chamando Kanye de palhaço”. Outro tuitou: “Sinto muito, mas acho que não pude ignorar como a Srta. Taylor Swift atacou Kanye West, Scott Borchetta e Scooter Braun com uma música pacífica e calmante. ‘Mas há ladrões no leste, Palhaços no Oeste.’ ”
Yeezy e Swift tiveram um passado tumultuado desde 2009, quando Kanye interrompeu a estrela pop no MTV Video Music Awards. Na época, Taylor estava no palco aceitando o prêmio de Melhor Vídeo de uma Artista Feminina, mas Kanye não gostou, dizendo: “Vou deixar você terminar, mas Beyoncé teve um dos melhores vídeos de todos os tempos! Um dos melhores vídeos de todos os tempos!”
Em 2016, Kanye lançou seu álbum, The Life of Pablo. No projeto, ele tem uma música chamada “Famous”, na qual cita Taylor Swift. “Eu acho que eu e Taylor ainda podemos fazer sexo / Por quê? Eu tornei essa vadia famosa (caramba)”, ele rima na faixa. Logo depois que a música foi lançada e se tornou o centro da controvérsia, Kim Kardashian divulgou trechos em vídeo de uma conversa entre Kanye e Taylor sobre o som, para sugerir que Taylor sabia que ela seria mencionada na música.
Então, em março deste ano, o vídeo completo vazou, com a conversa de 25 minutos entre ‘Ye e Taylor. No vídeo, Swift chama o rapper de misógino, enquanto Kanye sugere que a letra foi ideia dela. A conversa também revela que Taylor nunca soube que ela seria chamada de “vadia” na faixa. A artista vencedora do Grammy afirmou que as imagens vazadas provam que ela estava “dizendo a verdade o tempo todo” sobre sua discussão com ‘Ye e que o vídeo foi editado para fazer as coisas parecerem diferentes.
Confira a música de Taylor Swift, “Peace”, abaixo. O suposto ataque a Kanye está na marca de 2:30.